TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Histórica Da Etica

Trabalho Escolar: Avaliação Histórica Da Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

A Evolução da Ética no Contexto Historico na Perspectiva de Personagens Memoraveis

Ao longo do tempo o conceito de Ética tem sofrido inumeras interpretações e evoluções na sua aplicação. Na tentativa de construir uma interpretação de seu significado coerente com o momento historico de suas vidas, varios personagens deixaram sua marca na historia da humanidade integrando o conceito da ética em diferentes setores socio-politicos que envolvem as ações do ser humanoe e o mundo onde vivemos. Neste trabalho, a visão da ética de Aristóteles, Agostinho, Tómas de Aquino, Kant, Habermas e Hans Jonas, serão berevemente descutidas.

Aristóteles

Para Aristótoles não existe um modelo ético universalmente válido para todos os seres e para todas a ocasiões, o sujeito ético deve desenvolver por si mesmo a capacidade prática de aplicar a ética. Para este, a ética e uma questão subjetiva onde o homem terá que posicionarse e realizar uma determinada ação a partir da decissão do que é o melhor a ser feito naquela ocasião. Aristotoles afirmava que a ética não é uma ciencia com principios universiais e imutaveis, mas sim uma ´ciencia pratica´ que se molda de acordo uma determinada cultura, tempo historico e estrutura social. Ele ponderava que uma decisão correta depende dos fatores em questão em cada caso e que, ao contrario de platão, nenhuma escolha pode ser feito de acordo com uma ´Idea Universal do Bem.´ A maior virtude para Aristotoles era a justiça, e este acreditava que o uso constante da etica pelo homemem suas ações resultam eventualmente em um habito que na pratica revelava seu carater.

Agostinho

Com Agostinho a ética se entrelaçou com a teologia Cristã. Conectado com os pensamentos de Platão, Agostinho acreditava na virtude etica teologica relacionada a Deus e a alma humana. Ele reformulou as virtudes dos gregos que ansiavam a busca indefinida pela verdade e a felicidade, e afirmava que uma virtude pura na busca da felicidade só seria possivel de conseguir para quem buscava conhecer e imitar a Deus. Agostinho dava importancia ao uso da ética juntamente com a noção do pecado, remetendo a busca pelo bem e a felicidade no fruir e gozar de bens aternos e ao encontro com Deus. Em seu ver existia uma tensão entre escolher uma vida centrada no amor, ou deixar se levar pelos vicios, ao que chamava de falsas virtudes. A liberdade era um fundemento da ética, e assim os humanos sempre teriam a escolha de se recusar a ética, em um espaço onde todos são igual perante Jesus Cristo.

Tomás de Aquino - Cristandade

Tomás tambem tambem tinha suas noções de etica interligadas com o cristianismo. Só que este se basou nas ideias de Aristótoles, nos ideais do bem comum, da felicidade, das virtudes e no universo da política no serviço a vontade de Deus. A busca da felicidade e a conduta estava ligada no encontro com Deus, onde todo cristão é um servidor do bem dedicado a construção de relações justas. A ação humanda de acordo com Tómas, gira em torno da razão divina, que tudo sabe e faz para que o ser humando seja bom e feliz.

Kant

Para Kant, a moral e o dominio da orbigaççao e do dever de ser sempre ético. Este recusava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com