TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação a Distância - Prática de Ensino

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Estado do Rio de Janeiro[pic 1]

                Centro de Educação e Humanidades

Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

 “À ação que o sujeito exerce sobre o meio corresponde uma ação do meio sobre o sujeito, havendo uma interação. Este processo interativo de constução do conhecimento tem que fazer parte das experiências de aprendizagem, para que esta realmente ocorra. Acrescente-se a isso o “outro” que, segundo Vygotsky, é fundamental no processo de aprendizagem de cada indivíduo, ao que Freire completa quando diz que a formação da consciência só se dá em grupo”. (Aula 20)

Imagine-se na seguinte situação hipotética:

Assumindo o trecho acima como premissa para um projeto que se iniciará em 2018, uma escola de Ensino Fundamental e Médio, acompanhará o tema da ONU (Organização das Nações Unidas) intitulado 2018-2028 - Década Internacional para Ação, Água para o Desenvolvimento Sustentável, assim como o ODS 6 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 06), Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos, como tema norteador para o trabalho pedagógico que será desenvolvido em todas as disciplinas.

2018-2028 - Década Internacional para Ação,

Água para o Desenvolvimento Sustentável

[pic 5]

Para conhecer mais sobre o tema e realizar as questões que seguem, acesse:

1. http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2018-2028-international-decade-for-action-water-for-sustainable-development/

2. https://nacoesunidas.org/pos2015/ods6/

3. http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/environment/wwdr/#c1608174

4.http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/environment/water-resources/#c1075745

Questão 1

Elabore um planejamento didático para ano escolar do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, que tome como ponto de partida o tema 2018-2028 - Década Internacional para Ação, Água para o Desenvolvimento Sustentável.

Planejamento didático

Preencha estas informações iniciais.

Seu curso de formação: História

a)Objetivo geral no qual este planejamento está inserido:

        O objeivo geral inserindo no planejamento é conscientizar e orientar os alunos do Ensino Fundamental e Médio quanto a preservação e utilização consciente dos recursos hídricos no Brasil e no mundo, e a questão da sustentabilidade e do saneamento básico seguindo o tema da ONU (Organização das Nações Unidas) intitulado 2018-2028 – Década Internacional para Ação, Água para o Desenvolvimento Sustentável, assim como o ODS 6 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 06), Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”.

b)Objetivo específico:

        O aluno deverá conhecer os recursos hídricos de seu país e a sua importância para o desenvolvimento da sociedade;

        O aluno deverá conhecer os problemas enfrentados pela sociedade pela falta de saneamento básico e a utilização consciente dos recursos hídricos;

        O aluno deverá conhecer os programas de sustentabilidades desenvolvidos pelos programas da ONU.

c)Conteúdo vertical a ser trabalhado:

        O conteúdo a ser trabalhado deverá seguir os objetivos específicos tendo em visto que os problemas e as solucões apresentadas, representam mudanças pouco significativas e que o crojeto da ONU de intitulado “2018-2028 –  Década Internacional para Ação, Água para o Desenvolvimento Sustentável”, ainda estará em vigor, oque ocasiona uma continuidade com o tema nos anos sequentes na formação dos alunos.

d)Conteúdo horizontal a ser trabalhado:

         O conteúdo a ser trabalhado abrange as ciências humanas e as ciências exatas  tendo em visto  que o projeto da ONU apresenta soluções  por meio da sustentabilidade e da conscientização dos indivíduos em relação ao uso dos recuros hídricos e suas consequências pelo seu uso indiscriminado; o conteúdo mantém uma relação interdisciplinar por estar inserido em um contexto atual, possibilitando aos alunos o acompanhamento futuro das suas evoluções em seu país e no mundo.

e)Descrição detalhada de duas atividades a serem desenvolvidas (3,0 pontos):

        Uma das atividades a ser desenvolvida abrange uma excursão em locais onde são tratadas os esgostos e as águas, essa excursão abrange o projeto “Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”, nela os alunos teram um panorama da utilização correta dos recursos hídricos e sua importância para se atingir aos objetivos do “ODS6”, nessa excursão os alunos teram em mente a importância do Objetivo número 6 pretendido pelo projeto da ONU, de assegurar políticas públicas de saneamento básico no mundo e assim atingir uma meta global até 2030 de garantir saneamento basico as populações mais pobres do mundo e nos locais onde falta recursos hidricos, fazendo também a utilização e conscientização da sustentabilidade com os recursos do meio ambiente; através dessa excursão os alunos saberam identificar as metas do projeto “ODS6” para reduzir as cosequências do uso indiscriminado dos recursos hídricos e saber sua improtancia para a população de sua cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (229.2 Kb)   docx (69.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com