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Biografia Alceu Amoroso Lima

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

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UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná[pic 1]

Campus de Jacarezinho

Curso de História

Disciplina de Fundamentos do ensino de história.

Docente: Luís Ernesto Barnabé

Nome: Pedro Gustavo de Souza Carapina

Trabalho sobre Alceu Amoroso.

  1. Apresentação

Aqui pretendo fazer uma apresentação da obra. Trazendo informações sobre o ano de publicação, editora e etc. Irei abordar a apresentação feita por Fernando Haddad, então ministro da educação, o qual explica o porquê e a necessidade de organizar uma obra sobre educadores e pensadores da educação; alem de dizer ainda sobre a comissão formada para a elaboração, e as parcerias firmadas. Irei falar sobre a comemoração sobre os 80 anos de criação do MEC, fazendo um breve relato “do clima” que a educação brasileira vivia no momento da sua criação, finalizando com uma citação do manifesto 1959 sobre a educação.

  1. Bibliografia 

O objetivo é trazer informações sobre a vida do Alceu Amoroso, com a finalidade de conhecermos sua trajetória. Para este tema abordarei os seguintes subtemas:

  • Data de nascimento e morte; vida conjugal; principais obras; prêmios já recebidos.
  • Como foi o seu processo de formação; sendo que ele era de família tradicional.
  • Sua vida após os estudos, assumindo a direção da fabrica de tecidos.
  • A perda de sua fé.
  • Editor da revista época; critico literário do O Jornal; Tristão de Athayde.
  •  Sua aproximação da conversão ao catolicismo.
  • Seu contato com o Jackson de Figueiredo; centro dom Vital; Revista A Ordem.
  •  Após sua conversão, a sua absolvição catolicismo ultramontano.
  • Representante do laicato católico; diretor do centro Dom Vital, Editor da revista A Ordem.
  • Principal combatente e resistente das teses anticapitalista, defendendo a posição católica.
  • Braço direito do cardeal Leme, e do padre Leonel.
  • Coligação Católica Brasileira (CCB), Liga Eleitoral Católica (LEC), Ação Integralista Brasileira (AIB),Ação Católica (ACO) ,Confederação Católica Brasileira de Educação (CCBE).
  • Presidência do centro Dom Vital; Presidência da ACO; Aliança Nacional Libertadora (ANL)
  • Combatente aos princípios filosóficos da Escola Nova; Contra a “laicaidade” do ensino.
  • Apresentação de seu quadro teórico metodológico com relação à educação; critica ao materialismo
  • Começo da habilitação do magistério; Instituto Católico de Estudos Superiores (Ices); Faculdade de Serviço Social do Instituto de Educação Familiar e Social.
  • Avaliação do manifesto dos pioneiros.
  • Ministro do trabalho; Representante da cultura geral; conselheiro do CNE; comissão de ensino primário
  • Defesa que a religião é o antídoto do pecado original pelo qual o homem se corrompe.
  1. Deslocamentos críticos

Amoroso começa um auto processo de “reconversão” gradualmente. Este ponto tem como objetivo entender como e porque isso aconteceu, dentro desta proposta trabalharemos os seguintes temas:

  • Amoroso começa a desconfiar dos caminhos perseguidos pelo autoritarismo e dos objetivos buscados  por meios  não democráticos
  • Ausência de Dom Leme e padre Leonel contribuíram para sua “reconversão”.
  • Seu retorno ao liberalismo, que foi gradual não se desassociou do viés católico.
  • Jacques Maritain; Teilhard de Chardin  e Emanuel Mounier.
  • Desligamento de Alceu dos seus cargos na ACB e na LEC.
  • Jaime de Barros Câmara- Solicitou  que deixasse de escrever.
  • Perda da Amizade com Gustavo Corção.
  • Admiração por Maritain.
  • Atividades no jornal em 1950-Liberdade; “católico inserido nos tempos modernos”
  • O caminho tomado pela Igreja torna-se alvo de criticas para amoroso.
  • Concilio Vaticano II;CNBB deixa de atuar politicamente.
  • Tristão criticava os boatos do golpe de 1964.
  •  31 de março; Amoroso teme o militarismo e não o comunismo.
  • “O indiferentismo”; ressalta a importância em distinguir a ação religiosa da ação política.
  • Marcha da Família com Deus pela Liberdade.
  • “Terrorismo cultural”
  • Inaugura uma nova fase na sua vida intelectual a partir de 1964.
  • Principais vozes contra o regime militar; idealizadores da política social católica no país.
  • CNBB lança um documento endossando o que estava acontecendo em 1964-Alceu e dom Helder Câmara foram contra.
  • Catolicismo renovado, Alceu ajudou a estabelecer com suas reflexões contundentes;tornou-se um dos maiores lideras católicos do pais.
  • 1958 Jornal do Brasil e a Folha de S.Paulo; porta voz de tantos silenciados pelo regime militar.
  • Tristão não era censurando; o  jornalista  Wilson Figueiredo; imunidade por ser homem idoso, católico e militante; autoridade que “incomodava o regime.
  • Origem às Comunidades Eclesiais de Base (Cebs);Foi surgindo em varias igrejas do Brasil; teologia da libertação.
  • Encíclicas do papa João XXIII Mater et Magistra e na Pacem in Terris.
  • Amoroso foi nomeado pelo papa Paulo VI membro da Comissão de Justiça e Paz, com sede em Roma.
  • Em sua trajetória profissional, Amoroso tinha uma diversidade simultânea de atividades, cargos, profissões; Na atividade de jornalista, pôde exercer sua capacidade crítica.
  • Prêmios Moinho Santista, Luísa Cláudio de Souza e etc.
  • Procurou exprimir e transmitir ao público seus pensamentos e opiniões com rara vivacidade e elegância na escrita; A primeira revisão o faz passar do seu indiferentismo agnóstico para um catolicismo ultramontano.
  • Diretor da revista  da Academia  Brasileira de  Letra; diretor literário, lançou a revista cultural interamericana Panorama; A Ordem
  • Distancia dos pensamentos de Georges  Bernanos  e  de Chesterton.
  • Apóia  a  candidatura  do  brigadeiro  Eduardo  Gomes;  convidado a ser candidato ao Senado  pela  União  Democrática Nacional (UDN) do Distrito Federal
  • Diretor do Departamento Cultural da União Panamericana da Organização dos Estados Americanos; Conselho Cultural Interamericano; representante do OEA; apoia nas universidades americanas o de- senvolvimento de estudos sobre a América Latina; cultivava um antiamericanismo provavelmente devido à associação que o grupo católico fazia entre americanismo e protestantismo.
  • Seu pensamento futuro sobre a educação não deixará de se nutrir de sua vinculação com o catolicismo.
  • Tradutor das encíclicas Mater et Magistra (1961) e Pacem in Terris (1963).
  1. Professor Universitário

A trajetória de amoroso como professor universitário é de sucesso e de suma importância. Com os subtemas que iremos citar abaixo, veremos como foi esta trajetória.

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