TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia William Harvey

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

[pic 2]

William Harvey foi um médico inglês. Destacou-se na área da medicina aprofundando mais concretamente o estudo do sistema circulatório (funcionamento do coração e da circulação do sangue pelas artérias e veias).

Harvey nasceu em Folkestone, Inglaterra, no dia 1 de Abril de 1578.

Harvey pertencia uma família com posses sendo o seu pai Thomas Harvey, um comerciante bem sucedido. Em 1588, com dez anos, ingressou para a King School. Aos 15 anos entra no Cains College, em Cambridge. O seu interesse pela medicina veio da experiência de dissecar cadáveres.

William Harvey entrou na Universidade de Medicina, em Pádua, Itália, em 1597, famosa por ter tido alunos como Galileu. Depois de formado, voltou para Londres, onde recebeu a licença para exercer a profissão. Foi admitido no Doutorado do Colégio dos Médicos da Universidade de Cambridge. Em 1607, torna-se Membro do Colégio e é nomeado médico do Hospital de São Bartolomeu. Em 1609, é nomeado professor de Anatomia e Cirurgia no Colégio Real.

William Harvey estudou os animais vivos. Abriu a cavidade torácica e observou diretamente o bater do coração. Viu que o órgão mexia e depois parava. Estudou o coração de um animal vivo e percebeu que ele ficava alternadamente contraído e relaxado, movimento idêntico ao de um músculo. Percebeu que quando o coração estava contraído, diminuía de volume e quando o coração relaxava, aumentava de tamanho. 

[pic 3]Verificou também que o coração mudava de cor. Quando contraído e pequeno, ficava mais claro do que quando estava relaxado. Com suas observações concluiu que o coração é um músculo oco e que o espaço interno diminui e bombeia o sangue para fora, tornando o músculo pálido. Quando o músculo está relaxado, o sangue entra na cavidade maior e o coração fica vermelho. Concluiu Harvey, "O coração é uma bomba".

Na continuação da sua investigação estudou o percurso do sangue pelo corpo e notou que as artérias pulsam no momento em que o coração está contraído e que se essa artéria for furada, o sangue verte. Ao bloquear as artérias em vários pontos, concluiu que não são responsáveis pela pulsação, mas que a mesma estava inteiramente ligada ao coração.

[pic 4]William Harvey descobriu que algumas veias e artérias eram vias de um só sentido, pois eram providas de válvulas, que levavam o sangue ao coração. Traçou o mapa dos fluxos do sangue pelo coração e pelas artérias, até chegar às veias e voltar ao coração (circulação). Em 1628, publica o livro "Exercitatio Anatomica de Motu Cordis et Sanguinis Inanimalibus", que continha as suas explicações sobre a circulação sanguínea.

William Harvey morreu em Londres, no dia 03 de junho de 1657.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (224.3 Kb)   docx (266.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com