TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil no Período Colonial

Por:   •  12/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Brasil no período colonial

No período Brasil colonial, nosso pais pertencia a Portugal. Naqueles tempos, Portugal era governado por reis ou rainhas. Os mesmos faziam parte de uma forma de governo chamada Monarquia. Esses tipos de governo não são eleitos pelo povo, assumem o cargo por herança.

No brasil de hoje, o governante é o presidente é eleito por meio do voto em eleições diretas. Ao contrário do rei, o presidente tem seu cargo por tempo determinado em torno de 4 anos de mandato. Já o rei tem o cargo por toda a sua vida.

O que caracteriza a relação brasil-Portugal, era o exclusivismo comercial (monopólio), só os portugueses tinham o direito de comprar ou vender para outros países as riquezas brasileiras. Por exemplo o açúcar produzido no brasil, para chegar na Espanha ou Itália teria que passar antes pelos portugueses. Por outro lado, os produtores brasileiros de açúcar só poderiam vender para os portugueses.

A principal mão de obra do período colonial foi a escrava. Eram escravos vindos da África nos navios negreiros, os escravos trabalhavam para produzir riquezas, produzindo açúcar, criando gado, extraindo ouro e outras atividades. O escravo brasileiro morava em barracos chamados de senzalas, vestiam roupas de algodão grosso e não usavam calçados. Maior parte deles não passavam dos trinta anos, vítimas de doenças e esgotamento físico. A mão de obra escrava foi adotada porque era a forma mais barata de produzir açúcar, além disso se o produtor não comprasse escravos, corria o risco de ter sua produção encalhada.

Nas propriedades de produção de açúcar, quem mandava era o senhor de engenho que morava na casa grande e possuía grandes extensões de terra conhecidos como latifúndio. O poder dele era tão grande que ele poderia até mesmo matar sua esposa se suspeitasse que ela o estava traindo. Para o senhor de engenho, que era minoria, o que importava era suas terras e ele não queria saber de trabalhar. Trabalho manual era mal visto nesses tempos, pois lembrava trabalho de escravo.

Outra característica importante do Brasil colonial, foi a monocultura, que significa produzir só um produto, para o açúcar dar lucro aos seus produtores era necessário que fosse produzido em grande quantidade.

Nome: Caroline Martinez Turma: 300

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com