TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMPUS AVANÇADO DE CORONEL VIVIDA

Por:   •  17/10/2019  •  Resenha  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE[pic 1]

CAMPUS AVANÇADO DE CORONEL VIVIDA

2º ANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

ACADÊMICO: ELYSSON CAMARGO

A autora da obra “alguns comentários sobre a história do conhecimento histórico”, Sílvia Regina Ferraz Petersen, possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1963), mestrado em Estudos Latino-americanos de História - Universidad Nacional Autonoma de México (1977) e doutorado em Estudos Latino-americanos - Universidad Nacional Autonoma de México (1983). Realizou pós-doutorado na EHESS em 1991. (LATTES, 2019)

Além deste memorável currículo, participou da fundação e foi coordenadora do PPG em História. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando como colaboradora no Curso de Graduação e Pós-Graduação em História. Sua atividade acadêmica está voltada principalmente para Teoria e Metodologia da História e História Social do Trabalho. Desenvolveu vários projetos de pesquisa e é autora de livros e artigos sobre estes temas. Também tem orientado teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e trabalhos de iniciação científica, participado em eventos científicos no país e exterior e coordenado grupos de pesquisa. (LATTES, 2019)

A autora apresenta nessa obra o conhecimento histórico na atualidade, voltando no tempo para analisar os momentos da trajetória do conhecimento histórico que durante um século sai do campo limitado que o mito mostra para o campo racional do conhecimento cientifico.  Petersen começa sua obra falando que durante muito tempo e ainda hoje a História tem como principal papel a construção e o desenvolvimento da identidade social e cultural. Citando o historiador espanhol Enrique Moradiellos na sua obra “El ofício de historiador”, qualquer grupo humano para sua sobrevivência e desenvolvimento precisa saber e ter consciência do seu passado coletivo, da sua duração como grupo que transcenda ao passado de cada um. (PETERSEN, 2002)

No século XIX, houve revolução no processo em que a história vivida e contada se transforma em conhecimento cientifico.  o relato que das contas do passado começou a se diferenciar de uma maneira notável de todos vieram antes  “quer ser verdadeiro e não fitício ou arbitrário; verificável materialmente e não incomprovável; causalista e imanente ao próprio campo das ações humanas e não fruto do acaso ou de forças insondáveis, racionalista e não alheio a toda lógica; crítico e não dogmático.” (PETERSEN, p. 02. 2002) com isso, diferente das formas de se falar história desde o período de Heródoto, a partir do século XIX a maneira de se mostrar o conhecimento passou a adotar o modelo de racionalidade cientifica, já na nossa era se desenvolveu de uma forma muito eficiente até ser ele mesmo submetido à crítica do paradigma em que busca sustentação. (PETERSEN, 2002)

Com o decorrer do tempo a trajetória de juntar o conhecimento histórico aos padrões da ciência daquela época teve uma grande influencia da corrente do positivismo comtiano, principalmente no ambiente cultural latino pela Escola Metódica da historiografia, embora não recorrente a Comte, também pode ser observada no empirismo inglês e no cientificismo alemão. Para entender melhor essa evolução voltamos ao século XIX, onde os historiadores perceberam a impossibilidade radical de descobrir o passado como queriam Ranke ou Langlois e Seignobos, estes da referida Escola Metódica.  Porem, ainda que as criticas a historiografia positivista, concepção subjetivista do conhecimento histórico não foi suficiente para que os historiadores renunciassem ao ideal da objetividade e ao horizonte da ciência. (PETERSEN, 2002)

A concepções do racionalismo cientifico do século XIX não ficou apenas na corrente positivista, o marxismo também teve grande influência no conhecimento histórico.  O sociólogo Marx desenvolveu pela primeira vez a ideia de consciência da história distinguindo-se do modelo empirista. Tendo como objeto o capitalismo, analisou e percebeu que o conhecimento histórico não se tratava em apenas descrever o que via, e sim de desenvolver e construir um campo teórico, e as categorias que permitissem descobrir as relações que efetivamente ocorreram na sociedade e que se apresentam em sua forma aparente e fenomênica. Por esse feito alguns historiadores da nova era, retratam Marx como tendo desenvolvido a revolução copernicana no conhecimento histórico (PETERSEN, 2002)

Deste modo, ao invés do que a historiografia positivista empirista mostrava, o trabalho do historiador ia além da descoberta do que realmente aconteceu, pois não teria como mostrar a verdade concreta, mas sim, o trabalho do historiador é uma construção do passado através dos seus indícios.  Por essa razão, para a historiografia marxista são discussões de estrema importância, tanto o papel da medição teórica na produção e desenvolvimento melhor articulado do conhecimento, como o da natureza da objetividade. (PETERSEN, 2002)

Em particular, a historiografia de influência marxista assumiu o horizonte científico da busca da explicação verdadeira, o que traz para o debate historiográfico as questões da objetividade e subjetividade, via de regra sob a forma das relações entre ciência e ideologia e dos complicados problemas da verificação dos resultados. (PETERSEN, 2002, p. 05)

Quanto à nova história considerada como a terceira geração dos anais, é complicado traçar seu perfil. Muitos desses historiadores que é bastante comum ser identificado com ela são representativos das transformações ocorridas no conhecimento histórico quanto à sua pretensão científica, embora não se alinhem uniformemente diante dessas questões. (PETERSEN, 2002)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com