TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLONIZAÇÃO E ECOLONONIZAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO BRASIL

Tese: COLONIZAÇÃO E ECOLONONIZAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Tese  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

COLONIZAÇÃO E NEOCOLONIZAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO BRASIL (1950-2010).

 COLONIZAÇÃO

O período de colonização ocorreu entre os anos de (1950-1980), o mesmo foi marcado por importantes mudanças, tais como a divisão do trabalho e de valores relacionados a meritocracia e de praticas relacionadas ao setor de GRH. O período de colonização ficou caracterizado pela urbanização, industrialização, modernização e também pela introdução das práticas fundamentais na gestão de recurso humanos, tais como: recrutamento e seleção, treinamentos e desenvolvimento e gestão de carreiras.

No âmbito político econômico, após o período que seguiu após a segunda guerra mundial, foi marcado por um enorme desenvolvimento, foi quando no Brasil o governo, promoveu a criação de indústrias de base e iniciou-se a implantação de grandes obras de infraestrutura, e as empresa multinacionais que já atuavam no país, começaram a investir maciçamente e novas empresas passaram a investir no País, e o modelo norte-americano de desenvolvimento, baseado na produção e no consumo em massa foi adotado, onde com isso o processo fomentou o crescimento da classe média, mas não chegou a alcançar as camadas mais pobres da população (BRESSER-PEREIRA, 1962).

Os elementos chaves da colonização são: Desenvolvimento, nacionalismo, dirigismo e gestão científica.

 NEOCOLONIZAÇÃO

O período de neocolonização ocorreu entre os anos (1980-2010). A neocolonização foi marcada por reformas liberalizantes, pela renovação da ideologia management e pela adoção maciça de novos modelos de práticas de GRH. Tal ideologia é um conjunto de pressupostos compartilhados pelas empresas e pela sociedade, que incluem: a crença no livre mercado, uma visão das pessoas como empresários de si mesmos, além da percepção da gestão como meio de excelência individual e a melhoria coletiva.

No âmbito político econômico na década de 1970, embora tenha sido caracterizado por elevadas taxas de desenvolvimento econômico, ampliou as enormes desigualdades sociais existentes, em 1980 após a crise de petróleo ocorrida na década anterior, acrescentou a esse problema a estagnação econômica e o desemprego.

Os elementos chave da neocolonização: Gerencialismo, individualismo, empreendedorismo e livre iniciativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com