TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital Humano

Monografias: Capital Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Concepção do papel que cada um representa dentro da Instituição Escolar

Sou Secretário Escolar, e o responsável direto da Secretaria da Unidade educativa. Meu papel reveste-se da indiscutível importância para o melhor funcionamento da escola, compete a mim, a organização e preservação de toda a documentação da Unidade Educativa, seja de forma escrita ou digitalizada. A Secretaria da Escola é o órgão que assume o relevante encargo de manter, com eficiência e eficácia, a documentação, a escrituração e arquivos. É através de seus relatórios, dos seus registros, de sua história e organização que a Unidade Educativa poderá respaldar o seu Projeto Político Pedagógico. A Instituição oferece boas condições de trabalho, temos apoio da equipe diretiva, professores e alunos, liberdade para desenvolvimento de idéias e o sentimento de camaradagem e respeito entre os colegas que exercem diferentes atividades dentro da Escola, porém, essencial para a eficiência de nosso trabalho.

Inicio pelo diretor e diretores-adjuntos, é o gestor escolar por excelência, aquele que lidera, gerencia e articula o trabalho de professores e funcionários em função de uma meta: a aprendizagem de todos os alunos. É ele quem responde legal e judicialmente pela escola e pedagogicamente por seus resultados - essa última atribuição, a mais importante, é às vezes esquecida.

O coordenador pedagógico deve ser o especialista nas diversas didáticas e o parceiro mais experiente do professor. É ele quem responde por esse trabalho junto ao diretor, formando assim uma relação de parceria - e cumplicidade - para transformar a escola num espaço de aprendizagem.

A merendeira escolar tem um papel fundamental na qualidade da merenda que será oferecida aos alunos. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, a merendeira pode ser capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar, junto com os professores da escola. Ao preparar e servir a merenda, essa grande profissional pode ajudar a orientar os alunos na formação de bons hábitos alimentares.

O auxiliar de serviços gerais tem a seu encargo os serviços de conservação, manutenção, preservação, segurança e da alimentação escolar, no âmbito escolar, sendo coordenado e supervisionado pela direção do estabelecimento de ensino.

Os professores identificam as expectativas e necessidades de desenvolvimento integral dos seus alunos e propõe ou articula oportunidades educativas capazes de atendê-las. Deve atuar em sintonia com o Projeto Político Pedagógico da escola, compreendendo seu papel e cumprindo suas metas, compreender o aluno de forma integral, buscando identificar suas necessidades de desenvolvimento no nível intelectual, físico, emocional, social, cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com