TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Política E Os Prismas

Trabalho Escolar: Ciência Política E Os Prismas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  8.000 Visualizações

Página 1 de 2

Ciência Política

A ciência surgiu com a separação entre a filosofia e a ciência, aproximadamente no século XV, a partir do qual o indivíduo se torna a razão. Foi imposta a ciência e se retirou a explicação mítica em uma sociedade que era governada pelas leis da igreja. Surgiram novos filósofos que passaram a se posicionar de forma diferente às mesmas problemáticas. Ocorreu a separação entre os metafísicos e os naturalistas.

O naturalismo estudava as formas imutáveis e eternas, basicamente é uma visão conservadora. Uma teoria que defende que todos os fenômenos podem ser explicados por causas e leis naturais. O idealismo estudava as características individuais e as relações humanas. É uma corrente filosófica que reduzia a existência ao pensamento.

Há uma dificuldade de conceituar ciência política, pois os conceitos básicos com que se trabalha, por exemplo, democracia, possui diferentes definições em cada sociedade, assim como o conceito de liberdade. Essa dificuldade existe, pois a ciência política não possui leis fixas.

Trabalha-se a ciência política através de três categorias científicas, que são a filosófica, a sociológica e a jurídica. O chamado prisma filosófico surgiu originalmente com os gregos, sua reflexão é direcionada às instituições políticas, estuda o passado, o presente e as possibilidades futuras. O prisma sociológico liga o estado à sociedade e estuda sua evolução. Investiga o regime político, a essência dos partidos, e a adequação do poder às bases sociais. O prisma jurídico liga o estado ao direito e foca o estado como instituição que gera os fenômenos políticos. Também diz para compreendermos a sociedade é preciso entender o estado, e para compreender o estado é preciso entender a sua normatização jurídica.

Há um atrito entre a chamada Teoria Geral do Estado e a Ciência Política, porém há equivalência e na área e objeto de estudo entre as duas. A ciência política analisa o estado como normas ou fenômenos jurídicos, fatos sociais e valores, essa forma de análise é chamada tridimensionalismo, e pode-se relacionar os três prismas citados anteriormente com essas análises: Normas ou fenômenos jurídicos, se relaciona ao prisma jurídico; fatos sociais se relacionam ao prisma sociológico, e os valores se relacionam ao prisma filosófico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com