TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comida Como Cultura

Monografias: Comida Como Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Comida como cultura

São Paulo 2013

• “A gastronomia é um inventário patrimonial tão importante culturalmente quanto os museus, as festas,asdançaseostemplosreligiosos”. • “ A gastronomia é o conhecimento fundamentado de tudo o que se refere ao homem na medida em que ele se alimenta. Assim, é ela, a bem dizer, que move os lavradores, os vinhateiros, os pescadores, os caçadores e a numerosa família de cozinheiros, seja qual for o título ou a qualificação sob a qual disfarçam sua tarefa de preparar alimentos... A gastronomia governa a vida inteira do homem (BRILLAT-SAVARIN.Afisiologiadogosto).”

Fonte:FREIXA,D;CHAVES,G.GastronomianoBrasilenoMundo.SP:SENAC,2009.

• Pré-Históriadohomem: a) Idade da Pedra Lascada ou Paleolítico: origens até 10.000 a.C.: caça e coleta de grãos; b) Idade da Pedra Polida ou Neolítico: 10.000 a.C. até 6.000 a.C: agricultura e criação de animais; c) Idade dos Metais: 5.000 a 4.000 a.C : uso de metais; aparecimento de cidades, comércio e ofíciosespecializados; d) História Antiga: 3.500 a.C : invenção da escrita.

Questões iniciais

• Vive-separacomeroucome-separaviver? • Modos de alimentar-se, são reflexos das situaçõescotidianas? • A comida e resultado de um processo cultural, ou ela é o que produziu parte desta cultura?

• “Através do estudo da gastronomia mundial é possível conhecer não apenas a arte de cozinhar e o prazer de comer, mas também a sua relação com os recursos alimentares disponíveis, pois as condições naturais de vida são extremamente variadas: influência da latitude, natureza dos solos, proximidade do mar,clima,etc.(MEZOMO,1994).“

Instrumentos de uso cotidiano: aldeia neolítica. 6.000 a 5.000 a.C.

Amoladores pré-históricos na praia dos Ingleses em Florianópolis–SC.

Sítio Amoladores Tabapuã- oficinalítica.Rondônia.

Resíduos de plantas em panelas revelam o uso de especiarias na cozinha pré-histórica no norte da Europa (Dinamarca e Alemanha). Machas negras nos fragmentos de cerâmica tinham resíduos microscópicos de fitólitos (vegetal fóssil), que se assemelham aos encontrados em sementes de uma planta chamada erva- alheira (Alliaria petiolata), nativa da Europa e que tem forte cheiro de alho quando esmagada. Esta planta tempoucovalornutricional.Data6.100a.C. Fonte:OGlobo,22/08/2013.

Definições...

• “ A gastronomia é fruto do homem, um ser inteligente que vive em sociedade e produz cultura. E uma das mais peculiares ao ser humano é a cultura ligada a alimentação”. • “Reunião em torno do fogo (pré-História): nascimento da comensalidade: nutrição e união dos grupos humanos”.

• Fonte: FREIXA, D; CHAVES, G. Gastronomia no Brasil e no Mundo. SP : SENAC, 2009

Fonte: Cultura e alimentação ou o que têm a ver os macaquinhos de Koshimacom Brillat-Savarin?. MACIEL, Maria Eunice. Horiz. antropol., Porto Alegre , v. 7, n. 16, Dec. 2001 . Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 71832001000200008&lng=en&nrm=iso>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com