TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Contemporaneo

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Contemporaneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento dos grupos nas organizações

Um grupo segundo (Eduardo Soto – 2009) caracteriza-se pelo conjunto de pessoas unidas com objetivo, finalidade ou meta comum. Os espectadores de um cinema, por exemplo, não é um grupo, pois não interagem. Porém se algum deles fizer algum protesto decorrente da demora do início de sessão ou porque o áudio do filme esta ruim ou até mesmo pelas poltronas desconfortáveis, e outros espectadores aderem ao protesto decidindo resolver a situação com o responsável forma-se um grupo.

Funcionamento do grupo

O grupo funciona e se organiza para alcançar objetivos. Mas que tipo de objetivos são esses? Existem evidentemente os objetivos gerais, estabelecidos e admitidos por todos os seus membros. Junto deles aparecem outros, do tipo individual, complementares e inclusive antagônicos aos primeiros. Quem se integra em uma equipe de tênis, por exemplo, o faz para praticar o seu passatempo favorito e participar em competições sociais, mas também, porque procurará um objetivo pessoal e afim, como melhorar o seu estado físico com o exercício.

Em uma organização, cada pessoa fará parte de pelo menos um e normalmente de vários grupos. O desempenho de uma pessoa dependerá não só de sua competência e motivação, com também dos processos sociais que ocorrem nos grupos. “Não há uma polegada do meu caminho que não passe pelo caminho do outro”. (Simone de Beauvoir).

Definição e classificação dos grupos

Existem várias definições de “grupo” no âmbito organizacional. De forma geral, elas se referem ao grupo como “... sistema organizado de dois ou mais indivíduos inter-relacionados”... ou “... conjunto de pessoas cuja existência como conjunto faz sentido...” . Todas as definições indicam que os membros de um grupo:

• Estão motivados para ingressar nele;

• Percebem o grupo como uma unidade integrada de pessoas em interação;

• Contribuem (de modos diversos) para os processos grupais;

• Concordam e discordam através de várias formas de interação. Assim sendo, adotaremos a seguinte definição para “grupo” em uma organização: “Grupo é um conjunto de dois ou mais funcionários que interagem entre si, de tal maneira que o comportamento e desempenho de cada um é influenciado pelo comportamento e desempenho do outro”. Em uma organização, existem grupos formais e informais. Grupos formais são aqueles criados pela administração para desempenhar determinadas funções no âmbito da organização e podem ser:

• Grupos funcionais: são as equipes de departamentos estáveis e que, por sua vez, se subdividem em grupos menores. Podem operar como sistemas hierárquicos (Chefias) ou ser auto-geridos;

• Grupos de administração: são formados por pessoas com cargos de Chefia;

• Grupos temporários: são formados para cumprir tarefas específicas (projetos) e se extinguem depois disso;

• Comissões e comitês: são grupos permanentes, porém de constituição “móvel”;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com