TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos No Sudão

Dissertações: Conflitos No Sudão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.744 Palavras (11 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................04

1.1. Tema......................................................................................................04

1.2. Delimitação do tema............................................................................04

1.3. Revisão de literatura............................................................................04

1.4. Justificativa..........................................................................................05

1.5. Objetivo geral.......................................................................................05

1.6. Objetivo específico..............................................................................05

2. METODOLOGIA............................................................................................06

2.1. Pesquisa Bibliográfica.........................................................................06

2.2. Pesquisa de Campo.............................................................................09

3. CONCLUSÃO.................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

1.1. Tema

O Sudão é o maior país do continente africano. Desde a conquista da independência, em 1956, o país enfrenta uma guerra civil envolvendo o governo muçulmano e guerrilheiros cristãos. Esse confronto entre diferentes grupos religiosos provocou a morte de mais de 2 milhões de habitantes, além de 3 milhões de refugiados. Os conflitos em Darfur foram considerados a pior crise humanitária do século XXI, havendo relatos de estupros, assassinatos, roubos, entre outras atitudes perversas envolvendo grupos étnicos diferentes.

O Sudão também é acusado pelos Estados Unidos de financiar grupos terroristas islâmicos e, em 1998, uma suposta fábrica de armas químicas foi bombardeada por tropas estadunidenses.

Conforme dados divulgados em 2010 pela ONU, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nacional é de 0,379 (baixo). Os habitantes sofrem com longos períodos de seca, fato que intensifica a subnutrição em várias porções do território nacional, pois os cultivos de alimentos ficam extremamente prejudicados.

1.2. Delimitação do tema

Uganda, no Sudão, é uma zona das várias marcadas por conflitos. Lealdade política e filiação étnica sempre estiveram ligadas. Por esse motivo, é muito difícil separar a dimensão étnica das rivalidades políticas.

Fatores étnicos são facilmente mobilizados em prol de interesses políticos e econômicos e, por essa razão, freqüentemente se tira proveito deles para esse fim. E quem faz isso não leva em conta o sofrimento que isso acarreta para a população.

1.3. Revisão de literatura

Os conflitos que se têm desenvolvido no Sudão, inserem- se na categoria de conflito persistente, pela sua duração prolongada e pelos motivos que lhe têm

4

estado subjacentes, que radicam, essencialmente, em questões de reconhecimento mútuo. O Sudão situa-se numa região onde se assiste a grandes convulsões e violências, por variadas razões. Incluímos nesta região o Chade, a República Democrática do Congo, o Uganda, o Ruanda, a Eritréia, a Etiópia, a Somália, onde existem problemas resultantes de conflitos e de carências básicas. De fato, tem sido nestes países que as conseqüências dos conflitos, e também dos fenômenos naturais, se têm feito sentir, de forma dramática, tendo provocado, entre outros efeitos de natureza econômica associados à sobrevivência, os maiores deslocamentos de populações dos tempos atuais, com todas as questões humanitárias que lhes estão associadas. Por esta última razão, e também pelo envolvimento da comunidade internacional, principalmente através das Nações Unidas, da União Européia, da União Africana e dos Estados Unidos da América, e pelos apelos para uma intervenção mais ativa da OTAN, para além de outras questões de segurança que decorrem da situação, por força do fator geoestratégico, é de grande interesse procurarmos compreender esta realidade. Daí a justificação para este exercício. Darfur é neste contexto o nome que atualmente é mais citado pela comunicação social, fazendo-se eco das declarações, das posições e das ações tomadas pela comunidade internacional, principalmente, no âmbito das Nações Unidas e da União Européia.

1.4. Justificativa

Lealdade política e filiação étnica estão interligadas no país, e líderes tiram proveito dessa situação. Verdadeira causa da violência são as reservas de petróleo.

1.5. Objetivo geral

A comunidade internacional tem tentado envolver-se na resolução destes problemas, que reconhecidamente afetam a instabilidade regional, sem grande sucesso, até ao presente.

1.5. Objetivo específico

• O conflito entre as províncias do Sul e o regime, atualmente numa fase de adormecimento, e onde estão cerca de 17 000 efetivos das Nações Unidas.

• O conflito do Darfur, acerca do qual foi muito recentemente acordado um

5

cessar fogo, e onde estão destacados cerca de três mil inspetores do cumprimento do acordo de paz anterior (2004), que ainda não teve expressão concreta no terreno, e uma força africana com 7 000 efetivos.

2. METODOLOGIA

2.1. Pesquisa Bibliográfica

Sudão, o país mais extenso do continente africano, vive desde sua independência em 1956 uma situação de conflito inter-religioso, que foi aumentando década após década, até chegar na década de noventa a uma situação insustentável, condenada repetidas vezes pela comunidade internacional.

Desde sua independência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com