TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conquistadores Espanhois: Lideres Brilhantes ou Astutos Manipuladores?

Por:   •  18/6/2016  •  Dissertação  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

Conquistadores espanhois: lideres brilhantes ou astutos manipuladores?

Em 1519 , o oficial castelano Hernan Cortez parte de Cuba , cruzando o golfo do méxico e chegando ao atual méxico, com uma consideravelmente pequena tropa de soldados, motivados por ouro e terras, partiram para o domínio da região.

É um mito dizer que a tropa de Cortez conseguiu sozinha conquistar toda a civilização mexica e o méxico, como o texto de Azevedo e Seriacopi aparenta dizer, muito pelo contrário, a oposição contra os mexicas era composta de principalmente por guerreiros indigenas insatizfeitos com política mexica de submissão.

O Processo de diplomacia com esses povos era necessário de qualquer forma, pois a tropa de Cortez desconhecia o território, informações geográficas e suprimentos eram cruciais para a sobreviência da tropa, assim, Cortez se apressou em garantir interpretes das línguas faladas na região.

Com a diplomacia, teve conhecimento de um sistema de tributos pagos a triplice aliança (uma aliança de cidades mexicas governada por Montezuma) , utilizou dessa informação para prometer a independência desses tributos caso aquele povo contribui-se com o efetivo da tropa e também com apoio nos conflitos que logo se iniciariam.

Vendo como uma ferramenta para conseguir a independência política e a retribuição pela submissão impostas pelos mexicas, vários povos, como os tlaxcaltecas, contribuiram com Cortez, esse que se mostrou um habilidoso diplomata.

Claro que nem todos os povos que Cortez tentou negociar concordaram em ajudar, muitos deles sofreram repressália por essa decisão , Cholula é uma prova disso , onde, por negar apoio a Cortez, esse que  temendo uma emboscada dos indigenas, acabaou por massacrar a população da cidade.

Outro mito é que os mexicas eram a principio hostis aos estrangeiros castelanos, pois na verdade, a tropa de cortez foi recebida com presentes por emissários do imperador Montezuma e inclusive foram convidados pelos mesmo para irem a capital, Tenochtitlán , no lago Texcoco, no atual méxico.

Aproveitando essa informação , outro mito pode ser desmentindo, o de que Cortez era um soldado respeitoso, nobre e que honrava as tradições de guerra indigena , coisa que é desmentida pelo comportamento doa tropa de Cortez em Tenochtitlán, na qual , ao serem recebidos de portas abertas e com presentes pelos mexicas, aprisionaram Montezuma, executaram Cuauhpopoca (um nobre mexica) e pediram um resgate por Montezuma , isso apenas demonstrou a genialidade estratégica de Cortez, que conseguiu render Tenochititlan inteira em pouco tempo, contudo , provou sua desonra e sua caracteristica manipuladora.

Mesmo estando numa situação favorável, a tropa de cortez se retirou de tenochtitlán com pesadas baixas do conflito que lá dentro se iniciou, que culminou com a morte de Montezuma e iniciando o ódio dos mexicas pelos espanhois e aliados(fato que não consta no texto de Azevedo & Seriacopi).

Tenochtitlan só foi cercada novamente em 1521, a tropa de cortez dessa vez apresentava bergantins (pequenas embarcações que se locomoviam pelo lago Texcoco e davam assistência de artilharia e controle do lago) , tropas espanholas, canhões, cavalaria e auxiliares indigenas de Texcoco ( cidade dominada por Cortez ) , Tlaxcaltela e outras cidades indigenas menores.

A cidade foi destruida e o império mexica foi de fato destruido como unidade politica ,mas  nem toda a região do méxico entrou necessiriamente sobre controle espanhol, várias revoltas aconteceram contra a administração espanhola e as cidades aliadas a coroa espanhola conseguiram sua independência em um primeiro momento, mas logo foram subjulgados pelos europeus.

O processo de conquista do império Inca foi um pouco mais simples comparado com a conquista mexica, além de ter ocorrido depois.

Francisco Pizarro foi o lider das expedições espanholas para a América da Sul, partindo da cidade do Panama (cidade fundada pelos espanhois) para o que hoje seria a colombia a procura de ouro, contudo, devida a falta de suprimentos e a hostilização de povos indigenas com a presença espanhola, teve que ser abortada , em 1524.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com