TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura

Monografias: Cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as características da cultura de massa?

R: Cultura de massa é aquela parte da cultura total de uma sociedade composta de padrões de comportamento e de pensamento “comuns ás subcultura de uma sociedade heterogênea” , sendo a sua difusão resultante da ação da chamada indústria cultural, notadamente dos meios de comunicação de massa. Os padrões de cultura de massa são partilhados por todos ou pela maioria dos indivíduos em tais sociedades independentemente do nível de renda, do grau de instrução, do tipo de ocupação e da localização espacial. A cultura de massa refere-se, sobretudo a aspectos superficiais do lazer, do gosto artístico e do vestuário.

5. Quais as relações ente o nível Intermental e o nível interacional da sociedade?

R: O comportamento coletivo, que constitui o nível internacional da sociedade, o que faz as pessoas de fato, entre si, pode ser observado, tanto direta quanto indiretamente. Mas o comportamento humano tanto pode revelar, quanto ocultar as relações entre as pessoas. As relações sociais, de cooperação, competição, antagonismo, dominação, submissão, exploração, conflito, por exemplo, não pode ser diretamente observada, mas somente pode ser inferidas através do comportamento humano.Uma pessoa em contato superficial com duas outras, pode-se concluir, a partir da cordialidade mutua expressa através do comportamento daqueles indivíduos, que as relações entre ambos sejam amistosas, quando, ao contrario, a cordialidade pode não representar senão extrema formalidade decorrente da necessidade de conte publicamente a hostilidade reciproca, para alcançar determinados objetivos.

6. Qual a importância da comunidade simbólica para a socialização?

R: O símbolo esta de tal modo presente em todos os momentos da vida social, que a comunicação verbal é sempre enriquecida de símbolos de outra ordem. Por esta razão, todas as relações sociais possuem necessariamente uma dimensão simbólica.

7. Por que os sociólogos consideram que não existe nenhuma cultura superior ou inferior a outra?

R: Não existe culturas superiores nem inferiores, mas apenas culturas diferentes. Não se pode afirmar que a cultura de determinada sociedade seja superior ou inferior a outra, pois a ciência não compete julgar, emitir juízos de valor, porem constatar como as coisas são e explicar como e por que elas ocorrem. Cada cultura é uma realidade autônoma e só pode ser adequadamente compreendida a partir de si mesma. Quando alguém admite a superioridade ou inferioridade de alguma cultura, assim o faz porque adota o ponto de vista e os valores de alguma cultura em particular, ou seja age de modo etnocêntrico.

8. Em que o emprego sociológico do termo cultura difere do uso do mesmo termo no nível de senso comum?

R: Na linguagem cotidiana, a palavra cultura é empregada com vários significados. Ora significa erudição, grande soma de conhecimentos, ora significa determinado tipo realização humana, como arte, e ciência, a filosofia. No sentido agrícola original da expressão. Na linguagem sociológica, cultura é tudo o que resulta da criação humana. A cultura, portanto, tanto corresponde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com