TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura

Casos: Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É CULTURA

Cultura é um processo histórico e universal, ela é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social, está devidamente expressa a uma determinada sociedade. Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam a sociedade. Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam juntas, a cultura do Brasil. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.

A cultura não é maior nem menor, não nos faz nem mais nem menos, melhores ou piores, a cultura faz com que cada povo, tribo ou nação sejam únicos em seus conhecimentos, informações, tradições e costumes. Todos os ser humanos estão submetidos á ela desde quando nasce e aprende a comer, falar, andar, pois esse contato leva a socialização.

A cultura relatada no filme Tropa de Elite mostra que pobreza e falta de recursos financeiros não são sinônimos de criminalização generalizada, da mesma forma que a cultura de que a polícia também se corrompe, e ainda há a segregação racial que vê o negro pobre como um potencial criminoso.

AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME

No filme tropa de Elite, temos varias manifestações, e uma delas é relatada com o personagem Baiano, um indivíduo marginalizado, vítima de uma conjuntura social de exclusão, apresentado como um assassino cruel, sem limites morais, que diante do certo e do errado, do bem e do mal, toma a atitude que lhe for mais conveniente, sendo incapaz de alcançar alguma compreensão sobre as conseqüências de seus atos; o outro é um indivíduo que se molda aos padrões sociais aceitos, pai de família, trabalhador, mas ao mesmo tempo convive diretamente com uma rotina de violência, sendo ele próprio capaz de muitas barbáries, porém tendo plena consciência de suas atitudes e de seu entorno social, e justamente por isso vivendo atormentado por conflitos pessoais e mergulhado em contradições.

As manifestações culturais não se definem no papel de uma só camada da sociedade, pois a omissão de quem pode dar um basta na corrupção seja dentro do sistema penal ou na própria sociedade se curvam diante da corrupção ativa e passiva. Mediante baixíssimos salários dos policiais além da falta de estrutura para ação efetiva do policiamento, e somando-se a isso ainda há a falta de punição para os criminosos fardados, que se travestem de policiais ou políticos, mas são verdadeiramente criminosos potencialmente perigosos porque estão escondidos atrás de uma farda ou de um poder que a sociedade outorga, mas vemos ainda que mesmo em meio a toda sujeira de um sistema corrompido há ainda alguns remanescentes que não vendem sua honra e acreditam que podem fazer a diferença acreditando na justiça, ou ainda o menino pobre que mora em uma favela ou subúrbio, porque não tem oportunidade melhor, se adéqua ao sistema da violência e se torna um criminoso. Diante de um contexto social opressivo e esmagador, suas manifestações culturais, são referência, mas não dita quem são e como podem ser o futuro destes garotos desprovidos de uma socialização sadia e eficaz para a construção de um caráter critico e construtivo, podendo refazer seus caminhos e redirecionar sua vida.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »