TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Africana

Por:   •  28/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 4

A RIQUEZA DA CULTURA AFRICANA

[pic 1]

INTRODUÇÃO

A História estuda o passado através dos fatos que marcaram determinada época, das culturas e da vida de um povo.

Este trabalho é sobre a riqueza da cultura africana, um continente grande, que possui mais de 50 países e toma conta de um quinto da terra. Este continente tem uma diversidade cultural muito grande. Isto é devido ao fato de ser um dos mais antigos a serem habitados e pela influência das pessoas. A cultura da áfrica é passada de geração para geração, seus costumes, suas tradições. Mantendo viva sua memória.

A Riqueza da Cultura Africana

A riqueza da cultura africana é devida ao fato de que o Continente Africano é muito vasto, ocupa um quinto da Terra e possui mais de 50 países com quase um bilhão de habitantes. Ele é dividido em cinco regiões que são classificadas de acordo com a sua localização geográfica, sendo elas: Norte da África, Oeste da África, África Central, Leste da África e Sul da África.

A região Norte da África fica ao norte do continente é banhada pelo Mar Mediterrâneo. Esta região é composta por cinco países e nela localiza o deserto do Saara.

O Oeste da África é uma região formada por quinze nações, nesta área estão às áreas desérticas e as florestas tropicais. A sua economia é com base no petróleo.

A África Central PE formada por oito países, esta região já passou por inúmeros conflitos.

O Leste da África é conhecido também como o “Chifre da África”, devido a seu formato, possui países bem estruturados como é o caso do Quênia, e por outro lado existem países cheios de problemas como a Somália e a Etiópia.

O Sul da África é formado por onze países e é representado pelas diferenças existente entre eles, no campo sócio-econômico, principalmente, pois o contraste entre a África do Sul, nação bem desenvolvida, se comparada aos outros países africanos, em relação aos demais.

A África é dividida em África “branca” (cultura árabe) e África “negra” (culturas locais). Ela sofreu influência cultural de diversas partes do mundo, sendo considerado um continente de grande diversidade cultural. O povo africano preza a moral e acreditam que seja semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens, desta forma são punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte etc.

Seus rituais são repassados de geração para geração, sendo realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que para celebrar momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte. As danças e músicas tradicionais africanas, marcadas pelos batuques e movimentos corporais bem acentuados, como o rebolado. Na área musical o samba é a maior expressão musical da cultura africana.

[pic 2]

[pic 3]

É uma cultura milenar, seu território é apontado como o mais antigo a ser habitado no planeta, daí resultam a diversidade de idiomas (mais de mil línguas), religiões, regimes políticos, condições materiais de habitação e atividades econômicas.  

Existem diversas religiões na África como o islamismo e cristianismo e as religiões tradicionais que se misturam com magia e feitiçaria.  As religiões tradicionais estão voltadas ao culto dos antepassados e das divindades da natureza, as religiões envolvem o culto aos Orixás que são divindades de origem Ioruba ou Nagô e englobam uma ampla variedade de crenças e ritos.

[pic 4]

O artesanato africano era feita para não ser vista e o material utilizado em sua confecção possuía um valor simbólico muito grande. As peças podem ser esculpidas, fundidas, pintadas, trançadas e tecidas e podem ser utilizadas como adornos corporais, trajes e itens de uso sagrado ou cotidiano. Seus produtos artísticos representam os antepassados fundadores e apresentam figuras geométricas, antropomórfica, zoomórficas ou antropo-zoomórficas que ensinam a humanidade a produzir e se reproduzir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (495.6 Kb)   docx (550.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com