TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Mulçumana

Artigo: Cultura Mulçumana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

Cultura Muçulmana

O Alcorão ou Corão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Este livro é dividido em 114 capítulos (suras). Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.

Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos. A outra fonte religiosa dos muçulmanos é a Suna que reúne os dizeres e feitos do profeta Maomé.

O Alcorão, para a ortodoxia islâmica, só pode ser recitado na língua árabe, já que, segundo os dirigentes islâmicos, ninguém consegue dar a eloquência, a musicalidade e as rimas do texto original. A versão na língua nativa traz o que cada versículo significa, mas não é a mesma coisa que o original, já que as palavras árabes admitem mais do que uma tradução e é possível tirar outros significados dos versículos.

Nos ensinamentos de Maomé há preceitos religiosos, regras para a organização do Estado, instruções para o relacionamento entre pessoas e até normas para o dia a dia.

Segundo a doutrina, todo muçulmano nasce pura, e ganha o reino dos céus se cumpre com suas obrigações, todas definidas. Os muçulmanos comuns, quando morrem, ficam numa espécie de estágio intermediário aguardando o juízo final.

Para os muçulmanos, existem três locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. A cidade de Medina, local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém, cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.

Os seguidores da religião muçulmana se dividem em dois grupos principais : sunitas e xiitas. Aproximadamente 85% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo sunita. De acordo com os sunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Os xiitas também possuem sua própria interpretação da Sharia.

Mulher, no universo muçulmano, é um ser especial. Tem de vestir uma bata longa que esconda as formas do corpo e cubra o cabelo. Em países mais tradicionais, mulheres que deixam o véu cair em local público são chicoteadas e, sofrem outras restrições como não poder estudar, trabalhar, discutir com o marido e eles podem bater nas esposas. E se ficam viúvas ou órfãs não tem direito a herança. Faz parte da cultura e tradição dos países mulçumanos que homens e mulheres mantenham unidarma uma distancia respeitosa. As mulheres têm que cobrir boa parte do seu corpo. Muitas mulheres mulçumanas só podem sair à rua acompanhadas de outra mulher ou do pai, irmão, marido ou outro parente do sexo masculino. Durante o período do Ramadã, é proibido beber ou comer em público desde o raiar até o pôr-do-sol. Neste período, nem os restaurantes abrem. Após o pôr do sol, o jantar é uma grande festa de confraternização. A ordem é a mesma para os turistas.

Na educação, os muçulmanos tiveram grande importância. Na matemática desenvolveram a álgebra e a trigonometria. Deram origem à química. Através da pedra filosofal (em contato com metal não nobre se transforma em ouro) descobriram as misturas e os processos químicos. Com isso, descobriram a ácido sulfúrico e o álcool.

Na Idade Média foram os maiores médicos, fundaram escolas de medicinas e hospitais.

Na arte, o Corão proibi a representação (desenhos) de seres vivos. Maomé é representado com o véu sobre o rosto. Os anjos são parecidos com animais e não é ser vivo, é mitológico. Na decoração de palácios, mesquitas e miraletes (torres onde a população era chamada para a oração), usaram o rabesco (letras árabes) e a folha da parreira e suas gavinhas.

Novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com