TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Trabalho Escolar: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

Cultura Organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários.

Entre tudo, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos novos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada, de forma que todos entenda o que está sendo expressado juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.

Para que a organização possa sobreviver e se desenvolver com eficiência, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. O esforço de entendimento mútuo dentro da empresa é uma maneira de garantir uma estrutura consistente e manter o ritmo de produtividade da organização. Para montar as equipes com um perfil variado é preciso de um enfoque cultural e escolher as pessoas que são diferentes.

O que faz uma empresa forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, a empresa estará sempre pronta para administrar as mudanças que forem necessárias.

Só consegue isso com uma cultura organizacional motivada, onde as pessoas têm os valores e princípios da empresa disseminados de forma clara, onde todos tem orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso.

Clareza de objetivos, valores e princípios definidos, formalmente estabelecidos e orientados para médio e longo prazo. Para dar certo a empresa deve fazer com que todos funcionários tenham acesso aos seus objetivos, ter definidos os valores e princípios, sendo relembrados periodicamente, como uma reunião mensal, isso auxilia no processo de mudança cultural e seu retorno pode ser de médio prazo, caso bem divulgado e aplicado.

A empresa precisa estar atenta às mudanças, tem senso de oportunidade, estabelece objetivos arrojados, é líder de tendências e cria um ambiente motivador. Nesse ambiente a empresa valoriza e incentiva as novas idéias de seus colaboradores.

Pode ser feito incentivos financeiros como premiações por economia na mudança de algum processo, criar uma caixa de sugestões, ter reuniões periódicas entre setores na busca de melhorias, criar um grupo de melhoria ou um grupo de inteligencia. Depende muito da comunicação, ela deve ser aberta a ponto do funcionário ter a ousadia de expor e criar novos métodos e procedimentos. É um trabalho que pode trazer resultados no curto, médio, ou longo prazo.

O trabalho é estimulante para os funcionários e oferece desafios profissionais, possibilidade de crescimento e valorização pessoal. A própria prática de idéias faz com que o profissional sinta-se mais valorizando, pode-se também fazer rodízios, onde o funcionário deixa de ser um especialista numa função e começa a ter conhecimento de outras atividades, ajudando no entendimento do todo do processo e seu objetivo final.

A empresa estimula e proporciona oportunidade de desenvolvimento profissional para os funcionários. A organização não passa da fase de apenas cobrar qualificação do quadro funcional, mas passa a incentivar, pode-se fazer isso com cursos internos, auxílio financeiro nos estudos cursos técnicos, faculdade, curso de línguas, cursos profissionalizantes específicos, etc. Pode ser implantado com divulgação de uma nova política de valorização dos funcionários incentivando aos estudos, tem um reflexo muito bom, e seus resultados podem ser de curto prazo.

Critérios para recrutamento, seleção, promoção de empregados. Os tipos de pessoas que são contratadas e os que têm sucesso são aqueles que aceitam e comportam-se de acordo com os valores da organização. É fundamental não ter o favoritismo de algumas pessoas, onde o caráter paternalista, pode ser visto muito fortemente em empresas familiares acontecer tornando a organização desacreditada internamente. Aplica-se com um recrutamento e seleção feita por profissionais qualificados, onde são buscados profissionais que se encaixam com o perfil da vaga e os objetivos da organização. Seu retorno é de longo prazo.

É importante porém ressaltar que antes de qualquer atitude deve-se primeiramente fazer um diagnóstico da atual cultura da organização, para poder assim fazer um plano de ação e finalmente executa-lo e controla-lo

Os mecanismos acima citados, realmente podem ser aplicados, e são formas de fazer com que a organização mude sua cultura corporativa, claro que se deve observar o tamanho e a estrutura de cada empresa e adaptar a ferramenta conforme sua situação.

A mudança da cultura certamente começa de cima para baixo, e podem e devem ser executadas pela Diretoria (CEO). Os gerentes intermediários, supervisores, ou chefes de departamentos, devem obrigatoriamente fazer parte do processo, ou etapas como a de comunicação não funcionariam, é seu papel também incentivar as mudanças propostas, é por eles que as instruções normalmente chegam, e se falhar nessa etapa todo o processo pode vir por água abaixo.

Dessa forma conclui-se que apenas com a integração de todos é possível fazer com que se mude a cultura de uma organização.

Só existem duas maneiras de mudar a cultura de uma organização mudando as pessoas ou mudando de pessoas.

Empreendedorismo

Para definir o que é empreendedorismo, que conceitua o empreendedor a partir de uma visão geral e mais abrangente, empreender significa inovar os meios de produção ou de circulação. Não significa necessariamente correr risco, ou possuir capital. Significa introduzir algo novo em um determinado mercado que seja diferente do que até então estava sendo feito no respectivo segmento. Empreendedores não são uma classe, nem uma propriedade, pois empreender é uma situação efêmera que deixa de existir no mesmo instante que o empreendedor passa a administrar seu empreendimento. Empreendedor é um titulo recebido por aqueles que inovam e apenas no momento da inovação. As características de um empreendedor é principalmente a capacidade de liderança, a capacidade de assumir responsabilidades e de agir perante uma situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com