TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Popular festa de vaqueiros de Santo antonio sao domingos bahia

Por:   •  4/6/2018  •  Ensaio  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Apresentamos aqui uma festa dedicada especialmente aos vaqueiros. Festa a qual retratam seu cotidiano, sobretudo o trabalho destes vaqueiros na lida com o gado.  A Festa se inicia com a reunião dos vaqueiros numa fazenda do distrito. Os vaqueiros e o público surgem de vários lugares, outros povoados e cidades. Estes se descolam de várias maneiras, dentre elas o próprio uso dos animais como transporte.

Este é o ponto de partida dos vaqueiros da localidade e das cidades circunvizinhas. Nesta reunião encontram-se vaqueiros e grupos, além das princesas, rainha e madrinha que partem no desfile dos vaqueiros e grupos até a chegada à Praça pública.

Os vaqueiros trazem os traços marcantes de sua categoria. Estes continuam a usar seus trajes típicos, os famosos “ternos de couro” os quais passam pelo  processo de ensebar suas vestes com a gordura crua do boi, o qual facilita os movimentos entre os galhos e folhas, presentes na caatinga.

A princípio havia uma Missa voltada para os vaqueiros, onde esta categoria é homenageada. Esta se realizava nesta praça pública da localidade em frente a Igreja Católica para que os vaqueiros recebessem as bênçãos divina. Logo após acontecem os concursos dos vaqueiros, onde são julgados a partir de categorias, como vaqueiro mais velho e jovem, melhor grupo, concursos de aboiadores, etc, e também acontece a coroação das princesas e rainhas, que representam a beleza feminina do local. Logo após acontece a festa dançante.

A festa ocorre há vários anos, não temos certeza exatamente do ano que se iniciou, mas o fato é que até hoje esta cultura mantêm-se  presente no cotidiano da população. Apesar das reinvenções, a vaquejada tradicional resiste às mudanças, sua resistência está relacionada com a identidade cultural presente nas comunidades rurais.

Conclui-se que a festa reinventada tem o seu público, seus rituais e tradições, colocando o rural no urbano através da Festa do Vaqueiro. Ela torna-se um espetáculo apoiado em um forte marketing e, ao mesmo tempo torna-se um fator de exclusão social e econômica do vaqueiro. Portanto, o vaqueiro “encourado” continua resistindo em Sergipe com suas festas de tradição genuína nos povoados do Sertão do São Francisco. Ao mesmo tempo, a festa do Vaqueiro torna-se atração turística de um município renova-se, são inseridas novas formas crescendo os espetáculos paralelos e o número de dias. Refletindo a dinamicidade da prática cultural popular Machado (2002, p.338) enfatiza: “as formas de expressão da cultura popular são impregnadas por suas formas de sobrevivência, de lutas e de experiências; refletem situações concretas, são práticas do mundo real”. Esta festa popular tradicional na caatinga expressa a identidade dos sertanejos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com