TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PECULIARIDADES DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM MATO VERDE-MG

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

PECULIARIDADES DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM MATO VERDE-MG: UM ESTUDO SOBRE A COROAÇÃO DO SANTO (SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX)

 Rafael Henrique Andrade FARIA[1]

A seguinte pesquisa tem como objeto de estudo a festa de Santo Antônio no município de Mato Verde-MG. Dentre as celebrações da festividade é realizada a coroação em homenagem a Santo Antônio padroeiro da cidade. Nesse estudo enfocaremos as questões relacionadas a essa coroação, visto que esta prática é uma peculiaridade da festa. No intuito de desenvolver essa pesquisa será utilizado o recurso fotográfico visto que esses registros nos revelam detalhes, que às vezes são esquecidos da memória.

Palavras-chave: Religiosidade; Festa; Mato Verde-MG; Coroação; Santo Antônio.

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as peculiaridades da festa de Santo Antônio no município de Mato Verde-MG enfatizando a questão da coroação que é realizada no santo. As peculiaridades da festa podem ser explicadas pela influência que a expansão territorial do catolicismo proporcionou na região. Diferente de outras regiões do país, a vinda tardia dos missionários ao sertão norte mineiro provocou uma hibridização da religião “oficial” com àquela religiosidade anteriormente já presente na região. Devido ao fato do norte de minas ser uma região isolada geograficamente, o homem sertanejo viveu o seu catolicismo em uma linguagem simples, de um entendimento fácil, sempre buscando uma comunicação com Deus e com os seus santos de devoção. Sobre essa questão Jânio Marques Dias relata que:

[...] os sertanejos já tinham devoção e confiança nos santos, tendo-os como protetores e milagreiros. As práticas religiosas costumeiras, a reza brava ou reza de espantar mal olhado, foram vistas como algo estranho e atrasado pelos missionários, mas para o povo, continuam tendo um significado mágico e fazem parte do cotidiano. (DIAS, 2015, p.92).

Dessa maneira, consta-se, antes mesmo da chegada dos missionários, que o povo do norte de minas já tinha devoção aos santos. No que se refere a essa pesquisa, esse fenômeno também se torna primordial, já que o então arraial de Santo Antônio da Rapadura, atual município de Mato Verde-MG, antes mesmo da chegada do Bispo da Diocese de Diamantina, já praticava o culto a Santo Antônio. Tal fato é perceptível, pois aconteciam, todos os anos, os festejos em homenagem ao santo. Outra questão apontada por Dias (2015) diz respeito às práticas religiosas costumeiras que, embora sejam estranhas para quem chega, podem ter um significado especial para a comunidade, dando aos seus membros um sentimento de pertencimento, sendo parte fundamental do seu patrimônio cultural.

No que diz respeito a essas práticas cotidianas, em Mato Verde-MG existe a coroação do Santo Antônio que ocorre todo ano no período do festejo em homenagem ao santo que é datado no período de 31 de maio até o dia 13 de junho, o dia em honra ao santo.

Nos trezes dias em que ocorre a festa, meninos se vestem de Santo Antônio: usam o terço e o cordão na cintura e carregam lírios na mão na tentativa de se assemelhar ao máximo com a imagem do santo. Já caracterizados, acompanham toda a programação litúrgica em homenagem ao santo. Podemos considerar essa prática uma peculiaridade da festa em Mato Verde-MG, pois a maioria das coroações acontecem em homenagem a Nossa Senhora e são feitas por meninas vestidas de anjinhos, assemelhando a docilidade das crianças com as dos anjos. E na festa de Mato Verde-MG é feito a coroação à Santo Antônio realizadas por meninos vestidos de santinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com