TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Regional: Colonia Japonesa Em M.s

Pesquisas Acadêmicas: Cultura Regional: Colonia Japonesa Em M.s. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 6

Este trabalho trata dos aspectos e influências da cultura japonesa, como chegaram a este país e principalmente a cidade de Campo grande e seus municípios, veremos uma breve história sobre os japoneses, suas conquistas, seu legado, sua influência, suas curiosidades, seu exemplo de perseverança e trabalho que não falta a essas pessoas. O sonho de retornar ao Japão fica cada vez mais distante da realidade de algumas pessoas que definitivamente fincam suas raízes aqui no mato grosso do sul. Falaremos sobre particularidades desse povo o seu legado no Brasil, em nosso estado; também tem a culinária que e muito apreciada danças típicas, até um concurso de beleza japonesa que acontece todo ano aqui em Campo grande já virou tradição. A festa que acontece todos os anos no clube niquey em Campo grande; muitas são as heranças do povo japonês, aqui nesse paper veremos algumas dessas heranças, como exemplo também muito apreciado em todo o mundo são as lutas japonesas como por exemplo o judô.

Veremos também a importância da mulher oriental na transmissão dos costumes, hábitos e cultura nipônica na situação de migrantes.

2 A CHEGADA DO IMIGRANTES JAPONESES EM CAMPO GRANDE.

Os primeiros imigrantes japoneses a chegar aqui no nosso estado foi por volta do ano de 1909 atraídos por melhores salários e condições de vida muito melhores que no Japão que estava arrasado pela 2 guerra mundial; a vinda para ca era quase sempre muito difícil as estradas eram ruins, o que fazia a viagem demorar muito, e quando aqui chegavam encontravam péssimas sem nenhuma infraestrutura nem habitação adequada. A alimentação também era escassa os imigrantes na época, tinham que iniciar as plantações em territórios ainda não explorados, precisando abrir matas para o cultivo, e criação de animais foram anos, até chegar em boas condições de vida nessas regiões. Assim como grande parte dos imigrantes, inicialmente trabalhou na roça, um trabalho desgastante e sofrido principalmente, para as mulheres que sofriam várias enfermidades chegando até a sofrer abortos espontâneos; naquela época segundo relatos, japonês, não pensava em família; e sim em trabalho.

Segundo relatos a imigração japonesa no município de Dourados foi por volta de 1952 quando o navio RUYS atracou no porto de Santos com 22 famílias, num total de 112 pessoas, que vieram para o Brasil especificamente para se estabelecerem na colônia agrícola federal de Dourados. Entre os primeiros japoneses que chegaram ao município, destaca-se a família de Jorge Nakagi que veio para o Brasil no navio Haway Maru, entre 1927 e 1935 estabelecendo-se em Promissão interior de São Paulo, em 1945 a família muda-se para Campo Grande, onde explorava a atividade de horticultura, mas os negócios não foram bem devido a dificuldade do escoamento da produção e o pioneiro decidiu então mudar-se para Dourados um ano depois em 1946.

3 A COLONIA NIKEY.

Colônia nikey como chamamos de colônia japonesa, também vivenciou inúmeras transformações, hoje, entretanto na época dos saneis e younseis. Dos 781 que embarcam no porto de Kobe em 28 de abril de 1908 muitos deles deixaram historias no Mato Grosso do sul. À formação da colônia japonesa em campo grande ocorreu com a criação da escola Visconde de Cairu em 1914 e continua até hoje. Nos primórdios da imigração, a Kyukyo-Kyokai era a entidade representativa da colônia. Antecessora da Okinawa Kenjinkai, também é a origem remota da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande. A cultura japonesa está muito no cotidiano dos sul mato-grossense os costumes japoneses estão na feira central com o tradicional soba prato típico de Okinawa a festa do Bom Dori que já faz parte do calendário das festividades de Campo Grande e Undokay.

4 ESCOLA VISCONDE DE CAIRU.

A Escola Visconde de Cairu, iniciou suas atividades em 1918, ou seja, quatro anos após a vinda dos primeiros imigrantes japoneses se fixaram na cidade de Campo Grande conhecida primeiramente como escola de língua japonesa Hanja Jiro. Oshiro foi o responsável pela doação da área onde a escola foi construída os demais membros da população japonesa mesmo aqueles que não tinham filhos em idade escolar colaboraram na construção doando materiais como, tijolos telhas e tijolos.

Durante um período, a escola foi extremamente fundamentada nos ideais da cultura japonês além da roupa, marca importante para identificar um aluno da escola, a disciplina quanto ao conteúdo escolar também era um fator determinante essa afirmação pode ser comprovada segundo relato de uma professora ``os alunos tinham que estar uniformizados e usando sapato preto, tinham que estudar todos os dias pois diariamente os conteúdos eram cobrados por professores na forma de ponto´´. Ela aponta que os alunos japoneses sempre se sobressaiam sobre os demais, segundo ela, esse é-o fato decorrente da estrutura familiar os pais japoneses exigiam e continuam exigindo dos seus filhos e dos professores a quantidade e a qualidade das crianças.

5 BOM ODORI EM CAMPO GRANDE.

O primeiro festival Bon Odori foi realizado em Campo Grande no ano de 1983, no clube de campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira, sendo festejado no mesmo local anualmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com