TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMOCRACIA E CONFLITOS NA GRÉCIA

Tese: DEMOCRACIA E CONFLITOS NA GRÉCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE AULA  DEMOCRACIA E CONFLITOS NA GRÉCIA

Disciplina: Ensino de História.

Turma: 1ºAno do Ensino Fundamenta.

Duração: 02 aulas de 50 minutos cada.

Introdução:

A palavra democracia é de uso comum em nosso cotidiano. Todos se apressam em defendê-la, como algo sagrado ou de mais alto valor para a vida em sociedade. No entanto, nem sempre conhecemos a origem da noção de democracia, tampouco sabemos que ela possui uma história na qual seu significado e valor, mudam ao longo dos anos. Os acontecimentos recentes na Grécia, berço da democracia, é uma boa ocasião para discutir com alunos esta noção e a situação democrática da Grécia atual.

Desenvolvimento:

1ª aula

Inicia se contando aos alunos que as próximas aulas serão dedicadas á discussão sobre a noção sobre a democracia e sobre o que isso tem a ver com a crise enfrentada atualmente pela Grécia. Em seguida distribua para os alunos textos como “Gregos fazem greve de dois dias contra corte de empregos" (Veja.com 19 de outubro de 2011) e "Greve para Grécia antes da votação de austeridade" (Veja.com 19 de outubro de 2011) e façam leitura silenciosa.

Após a leitura, questione os alunos se eles já haviam se informado sobre os acontecimentos recentes na Grécia e pergunte o que eles entendem sobre a crise grega. Com base nas respostas, explique a origem dos protestos da Grécia. Conte que o país chegou a essa situação, por ter pedidos grandes empréstimos na ultima década, o que levou a um aumento da divida grega e tornou o país vulnerável á crise internacional de crédito de 2008. Para contornar a crise inicial, a Grécia recebeu uma ajuda financeira do FMI e da União Europeia em 2010, pois sua dívida não permitia que conseguisse dinheiro emprestado do mercado.

Explique que a intenção dessa ajuda financeira era para dar tempo que a Grécia resolvesse sua crise econômica, o que não aconteceu. Pelo contrario, a situação se agravou ainda mais. Por isso e para contornar a crise cada vez mais grave, a Grécia pede uma segunda ajuda financeira ao FMI e á União Europeia, mas ambas instituições exigem do país, uma série de medidas para a liberação do dinheiro: cortes de empregos públicos, congelamentos de salários do setor público, aumento de impostos, aumento do preço dos combustíveis e aumento de idade de aposentadoria (para tentar conter os gastos com a previdência).

Destaque que essas medidas que o governo grego pretende adotar para conseguir solucionar sua crise desencadearam uma série de manifestações contrarias, com greves convocadas pelos dois maiores sindicatos do país, tal qual descrito no texto sugeridos, para leitura. Os manifestantes reivindicaram que tais medidas não fossem aprovadas, pois elas retirariam dos cidadãos uma série de direitos adquiridos e levariam o país a uma recessão ainda maior.

Mostre aos alunos que as manifestações geraram fortes tensões, tanto pelo clima hostil entre os manifestantes, quanto pela mobilização da policia para reprimir as passeatas.

Exponha que a situação não condiz com a que normalmente entendemos por um processo democrático de reivindicação de direitos.

Para concluir, exponha aos alunos que apesar de reconhecermos que eventos e instituições apresentam caráter democrático. Peça aos alunos que reflitam sobre o assunto e em casa escrevam uma resposta simples e objetiva para a pergunta "O que é democracia?", que será debatida na próxima aula.

2ª aula

Comece a aula retomando o que foi apresentado na aula anterior. Retome também a atividade proposta como lição de casa para os alunos. Escreva a palavra democracia na lousa, organize a turma em circulo, peça que os alunos exponham o que escreveram e promova um debate com base nas respostas obtidas. Em seguida, mostre a eles que a noção de democracia surgiu em Atenas, uma das principais cidades-estados da Grécia Antiga, e que a palavra surge da junção das palavras gregas "demo" (povo) e "kratos" (poder, governo), e significava, em sua origem, uma forma de governo em que todos os cidadãos participavam diretamente das decisões politicas da cidade em assembleias.

Explique que a base da democracia na Grécia Antiga era a igualdade: igualdade perante a lei e igualdade de poder de opinar na assembleia, o que garantia a liberdade de debate e conflito de opiniões. Mostre que, apesar disso, não era todos que participavam da vida democrática, mas apenas os que eram considerados "cidadãos" - estrangeiros e seus filhos, escravos e mulheres estavam excluídos da cidadania na sociedade grega.

Depois, mostre aos alunos que, em nossa época, a noção de democracia possui um sentido um pouco distinto daqueles dos gregos antigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com