TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  20/11/2017  •  Exam  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

 Anhanguera Educacional

CEAD- Centro de educação à distância

                                            Educação Física - Licenciatura

 

Disciplinas Norteadoras: Cinesiologia e biomecânica; Metodologia do ensino do basquetebol; Metodologia do ensino de voleibol; Seminário da prática-Metodologia do ensino da educação física: Jogos coletivos e atletismo; Metodologia do ensino do atletismo.

 

DESAFIO PROFISSIONAL

 

 

30 de maio de 2017

 

DESAFIO PROFISIONAL

                                                                           Trabalho apresentado ao curso de        licenciatura                                                                 em EDUCAÇÃO FÍSICA-UNIDERP para as disciplinas: Cinesiologia e biomecânica; Metodologia do ensino do basquetebol; Metodologia do ensino de voleibol; Seminário da prática-Metodologia do ensino da educação física: Jogos coletivos e atletismo Metodologia do ensino do atletismo.

  

30 de maio de 2017

INTRODUÇÃO

     Neste trabalho iremos abordar artigos técnicos, táticos e físicos das modalidades esportivas basquetebol, voleibol e atletismo.

     Onde o basquetebol apresenta aspectos técnicos aplicando a utilização de recursos para definir situações durante um jogo, englobando os sistemas de jogo (defensivos e ofensivos), situações grupais (marcações por zona 2×2 e 3×3, por exemplo) e individuais, podendo ser resumida como: “o que fazer” para resolver uma determinada situação (FERREIRA e DE ROSE JÚNIOR, 2003). Quanto ao aspecto físico, precisa de uma preparação física que reflita diretamente no rendimento esportivo e ajude a prevenir lesões decorrentes desta prática. Numa primeira fase de treinamento são desenvolvidas as capacidades básicas e, numa segunda fase, as capacidades específicas da modalidade. No geral, as capacidades desenvolvidas são: coordenação, agilidade, flexibilidade, ritmo, velocidade, força explosiva e as resistências de força, de velocidade, aeróbica e anaeróbica de curta, média e longa duração (Weineck, 1989).

    No Voleibol as técnicas são saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio, cobertura, defesa e contra-ataque, essas técnicas estão relacionadas com os fundamentos do jogo. No aspecto físico a atividade exige Capacidades motoras como força e resistência, e Coordenativas que são ritmo, equilíbrio, atenção,concentração, flexibilidade, velocidade, aprendizagem motora.

     O Atletismo é um esporte com provas de pista (corridas) e provas de campo ( saltos, arremessos e lançamentos), provas combinadas como decatlo e heptatlo (provas de pista e de campo), o pedestrianismo ( corridas de rua, como maratona), corridas e campo (cross country), corridas em montanhas e marcha atlética (IAAF, 2010).São desenvolvidas capacidades motoras como equilíbrio, Coordenação, descontração, eficácia, ação do corpo, ângulo do corpo, movimento dos braços, colocação dos pés, e movimentação das pernas

Com base nesses conhecimentos iremos apresentar uma entrevista com algumas situações vivenciadas por um profissional da área de Educação Física, a fim de buscar informações no campo prático para maior integração com o campo acadêmico, tendo como objetivo um ensino mais eficiente.

ENTREVISTA

1. Quais são os esportes coletivos e individuais, olímpicos e não olímpicos,desenvolvidos na aula de Educação Física?

Os coletivos são o Vôlei, Futsal, Basquete futebol e Handebol

Individuais: Atletismo

Olímpico: Vôlei, Basquete, Handebol, Atletismo e futebol

Não Olímpico: Futsal.

2. Quais são as metodologias para o desenvolvimento dessas modalidades?

O trabalho com essas modalidades é iniciado pela valorização dos jogos praticados pelas crianças, podendo ser modificados por elas de forma educativa e lúdica. Tendo como objetivo os desenvolvimentos motores, físicos, psíquicos, sociais, a convivência em grupo, entre outros. A aprendizagem dessas práticas esportivas está centrada nas assimilações em esferas de evolução as quais são intrinsecamente ligadas à organização lúdica esportiva. As metodologias adotadas são organizadas em prol da descoberta e da criação, envolvendo uma formação global e reflexiva, algo que ajuda os alunos a incorporarem tanto conhecimentos da modalidade esportiva, quanto suas representações culturais, históricas e corporais, construídas por nós professores.

3. Como é a aceitação dos alunos na prática dessas modalidades nas aulasde Educação Física e, principalmente, o envolvimento de meninos e meninas?

Há uma grande participação dos alunos nas aulas de Educação Física. Quanto às modalidades esportivas que os alunos gostariam de praticar, tem um interesse elevado aos esportes de destaque no país, mas também em outros que vem ganhando notabilidade. Além da prática esportiva, os alunos divertem-se, fazem exercícios, e entendem que são importantes também para o desenvolvimento físico.

É evidenciado que a maioria dos alunos que participam das aulas de Educação Física é do sexo masculino, pelo gosto de “jogar bola”, os esportes preferidos são basquete, vôlei e principalmente o futebol e futsal, Geralmente os alunos dizem que aprendem a respeitar mais os companheiros através da obediência às regras. Percebe-se que ainda há uma discriminação com relação às meninas na prática esportiva, principalmente quando são esportes coletivos. Porém, este preconceito vem mudando principalmente pelo fato de termos como representantes do sexo feminino nas olimpíadas alcançando fama e prestígio tanto quanto os atletas do sexo masculino, contribuindo assim para a aceitação de atletas do sexo feminino em esportes que antes praticamente não existia a participação das atletas femininas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com