TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Declaração de Ahmedabad 2007: Um apelo à ação Educação para a vida: vida através da educação

Por:   •  1/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

Declaração de Ahmedabad 2007: Um apelo à ação Educação para a vida: vida através da educação

Esta Declaração foi desenvolvida de 24 a 28 de novembro de 2007. O processo de redação envolveu mais de 1.500 participantes de 97 países na Quarta Conferência Internacional sobre Educação Ambiental. A Conferência foi patrocinada pela UNESCO, PNUMA e Governo da Índia e foi organizada pelo Centro de Educação Ambiental em Ahmedabad, Índia. Desde que a Primeira Conferência Internacional foi realizada em Tbilisi, na Geórgia, em 1977, foram realizadas conferências a cada 10 anos, em Moscou em 1987 e em Thessaloniki, na Grécia, em 1997. Esta Declaração foi redigida no contexto da Década das Nações Unidas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Nossa visão é um mundo em que nosso trabalho e estilo de vida contribuem para o bem-estar de toda a vida na Terra. Acreditamos que, através da educação, é possível alcançar estilos de vida humanos que apóiam a integridade ecológica, a justiça econômica e social, meios de vida sustentáveis ​​e o respeito por toda a vida. Através da educação, podemos aprender a prevenir e resolver conflitos, respeitar a diversidade cultural, criar uma sociedade solidária e viver em paz. Podemos aprender com os padrões de vida indígenas e tradicionais que respeitam e honram a Terra e seus sistemas de suporte à vida e podemos adaptar essa sabedoria ao nosso mundo em rápida mudança. Podemos fazer escolhas individuais, comunitárias, nacionais e até globais, com a devida consideração pelo bem coletivo. Indivíduos como jovens, sociedade civil, governos, empresas, parceiros de financiamento e outras instituições podem compreender que suas ações diárias podem moldar um futuro viável do qual todos possam se orgulhar. A crescente produção e consumo humano está minando rapidamente os sistemas de suporte de vida da Terra e o potencial de toda a vida florescer. Pressupostos sobre o que constitui uma qualidade de vida aceitável para alguns, geralmente significa privação para outros. A diferença entre ricos e pobres está aumentando. A crise climática, a perda de biodiversidade, o aumento dos riscos à saúde e a pobreza são indicadores de modelos de desenvolvimento e estilos de vida insustentáveis. Existem modelos e visões alternativas para um futuro sustentável e são necessárias ações urgentes para torná-las realidade. Direitos humanos, equidade de gênero, justiça social e um ambiente saudável devem se tornar imperativos globais. A educação para o desenvolvimento sustentável é essencial para fazer essa transformação.


Mahatma Gandhi disse: "Que minha vida seja minha mensagem". O exemplo que damos é muito importante. Por meio de nossas ações, acrescentamos substância e vigor à busca por uma vida sustentável. Com criatividade e imaginação, precisamos repensar e mudar os valores pelos quais vivemos, as escolhas que fazemos e as ações que tomamos. Devemos reconsiderar nossas ferramentas, métodos e abordagens, nossa política e economia, nossos relacionamentos e parcerias, e os próprios fundamentos e propósitos da educação e como ela se relaciona com a vida que levamos. Ao fazer nossas escolhas, baseamos-nos e somos inspirados por muito trabalho que nos foi apresentado, incluindo a Carta da Terra e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os processos de Educação Ambiental apóiam e defendem a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Tais processos educacionais devem ser relevantes, responsivos e responsáveis. A pesquisa é incentivada a fornecer rigor e credibilidade adicionais e a identificar métodos cada vez mais eficazes de aprender e compartilhar conhecimento. Todos somos aprendizes e professores. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável incentiva a mudança da visão da educação como um mecanismo de entrega para um processo abrangente, holístico e inclusivo. Nós
comprometemos-nos a construir parcerias e compartilhar nossas diversas experiências e conhecimentos coletivos para refinar a visão de sustentabilidade e expandir continuamente sua prática. Em um mundo com crescente capacidade de rede, assumimos nossas responsabilidades e nos comprometemos a levar adiante as recomendações desta Conferência. O sistema das Nações Unidas e os governos em todo o mundo precisam apoiar a Educação Ambiental e desenvolver estruturas de políticas sólidas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável e se comprometer com sua implementação. Instamos todas as pessoas a se juntarem a nós na busca dos princípios da sustentabilidade com humildade, inclusão, integridade e um forte senso de humanidade. Seguimos de Ahmedabad com espírito de esperança, entusiasmo e compromisso com a ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com