TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA – 4° SÉRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO. 

Eliana Godinho Barreto Jesus Paixão   RA 2845232694

Hevelin Cristina Henrique da Silva        RA 2803867569

Maria Hercilene de Sousa                     RA 1581107071

Edylaine Cristina Motta                          RA 2852204269

Desafio profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Organização e Metodologia em Educação Infantil; Brinquedoteca e o Elemento Lúdico; Didática de Contar Histórias; Literatura Infantojuvenil; Multimeios Aplicados à Educação.  

Tutora a Distância (EAD): Cinthia Muniz Ribeiro dos Reis

Santo André - SP

 Outubro / 2016

                                          INTRODUÇÃO

Brincar é direito de toda criança e é através do brincar que ela se relaciona com o meio e com os outros, iniciando um processo de aprendizagem.

Com a falta de ambiente seguro, um espaço onde a criança possa se desenvolver, vemos a necessidade da criação de uma brinquedoteca.

 Ela tem como função principal oferecer esse espaço e esse direito de brincar sendo de extrema importância na vida dos pequenos, no desenvolvimento infantil, pois proporciona aprendizado, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades.

Através das brincadeiras as crianças se socializam e interagem com os outros construindo seus conhecimentos. E é por intermédio do brinquedo que a criança desenvolve a afetividade, a criatividade, a capacidade de raciocínio e o entendimento de mundo.

O jogo e o faz de conta proporcionam uma aprendizagem significativa, onde representam a realidade e os desejos.

São inúmeras as possibilidades de estímulos que ocorrem durante uma simples brincadeira, onde são cultivadas qualidades raras e fundamentais.

        

”Projeto Brinquedoteca no Centro Municipal de Educação Infantil”

As crianças gostam de brincar e quando o mesmo não acontece há algo de errado. Brincando são capazes de dominar suas angústias e de se livrarem de toda agressividade, além de estimularem a sensibilidade visual e auditiva, desenvolvem habilidades motoras exercitando a imaginação e a criatividade.

Segundo o referencial curricular nacional para educação infantil (BRASIL, 1998 P.21 apud CEBALOS MAZARO 2011) o brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.

A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a brinquedos, dentro de um ambiente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar, podendo exercer o direito de crescer harmoniosamente, desenvolvendo seu potencial.

Ela serve para fazer uma criança feliz, este é o seu objetivo mais importante. Nela se desenvolve a inteligência, a criatividade e a sociabilidade.

Sugere-se então, a implantação de uma brinquedoteca no “Centro Municipal de Educação Infantil”, efetivando assim, um espaço específico para esse brincar de forma que os objetivos da Educação Infantil sejam alcançados.

Será um espaço para a realização de atividades pedagógicas com as crianças, mediante o uso de literatura infantil, jogos e brinquedos pedagógicos, materiais para recorte e colagem, pintura e atividades manuais diversas. Serão atividades direcionadas para que sejam desenvolvidas habilidades para a prática de cooperação, interação social, organização, coordenação motora e aprimoramento da comunicação interpessoal.

Contaremos com cantinhos temáticos e aparelhos eletrônicos.

Canto do faz de conta - espaço com móveis infantis: caminha, guarda-roupas,

roupas de boneca, bonecas, etc.

Cozinha com pia, geladeira, fogão, mesas e cadeiras e utensílios de cozinha.

Consultório médico, que pode servir para estimular hábitos de higiene e saúde.

Supermercado com carrinho de feira e coisas para comprar.

Esses componentes contribuem para a formação da idéia de espaço importante do ambiente onde acontece a convivência familiar.

Camarim com espelho, fantasias, chapéus, adereços, bijuterias e maquiagem.

O espelho é importante porque através dele a criança aprende a se conhecer e a conhecer o outro.

Canto das invenções - lugar para inventar coisas, construir com jogos de construção ou com material de sucata.

Teatro: contação, criação de histórias e manuseio de fantoches.

Canto da leitura - espaço para estimular a leitura.

Os livros neste espaço serão manuseados, mas, com todo cuidado e carinho.      

Esta é uma maneira de fazer com que as crianças tomem contato com os livros de forma prazerosa.

 Livros despertam interesse, atenção e proporcionam participação desenvolvendo a capacidade de reflexão e concentração. Estimula a linguagem oral, a criatividade e contribuem para o conhecimento de mundo.

Mesa de atividades - em torno da qual poderão reunir-se para jogar ou para fazer qualquer trabalho coletivo. Jogos ,assim como os brinquedos estimulam a concentração, atenção, interesse, autoestima e possibilita o desenvolvimento da coordenação motora, imaginação, criatividade, visão espacial sendo facilitadores da prática de cooperação, organização, ajuda mútua, partilha aprimorando a capacidade de comunicação interpessoal.

Sucatoteca - lugar onde são guardados todos aqueles objetos que podem servir para fazer coisas diferentes. Podem ser materiais descartados lavados e classificados, transformados em matéria-prima para subsidiar as criações dos inventores.

Oficina - de construção de brinquedos e de restauração de brinquedos quebrados.

Estimulando assim a criatividade e a imaginação.

Acervo – espaço com jogos e quebra-cabeças guardados em estantes para facilitar a guarda e a conservação dos materiais, mas à disposição das crianças que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com