TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional- A Historia

Por:   •  15/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP [pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO – HISTÓRIA

DESAFIO PROFISSIONAL

 História do Brasil Imperial, História da América Independente, Ciências Sociais, Didática da História no Ensino Fundamental, Multimeios aplicados à Educação e História Medieval. 

Nome: Michel Diego dos Santos Arruda

RA: 9918006017

Tutor: João Valdivino Lima Ferreira

CAJURU–SP  05 de Novembro de 2016

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO – HISTÓRIA

DESAFIO PROFISSIONAL

 História do Brasil Imperial, História da América Independente, Ciências Sociais, Didática da História no Ensino Fundamental, Multimeios aplicados à Educação e História Medieval. 

Desafio Profissional das disciplinas: Historia do Brasil Imperial, História da América Independente, Ciências Sociais, Didática da História no Ensino Fundamental, Multimeios aplicados à educação e História Medieval. Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em História, sob a orientação do Professor Tutor a Distância: João Valdivino Lima Ferreira.  

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................

    4

Desenvolvimento ...................................................................................................

    5

Passo 1………………….........................................................................................

    5

Passo 2…………………….....................................................................................

    7

Passo 3…………………………………….............................................................

    7

Passo 4..…………………………………………...................................................

   11

Passo 5.....................................................................................................................

   12

Considerações Finais …………………………………………………………....

   12

Referências……………………………………………………………………….

   12

INTRODUÇÃO

 Neste trabalho será apresentado um projeto de uma Webquest focada nas matérias Histórias do Brasil Imperial, História Medieval e História da América Independente apresentando atividades orientadas e que tenham como foco a investigação e a pesquisa, para que o conteúdo a ser trabalhado seja desenvolvido de forma criativa pelos estudantes. Esta a atividade está de acordo com as tendências mais atuais com relação ao ensino de História, pois traz a pesquisa e a investigação como pontos de partida para a aprendizagem, e neste processo o trabalho é conjunto, professor e alunos trocam experiências, dados e informações.

 A WebQuest é composta de encaminhamentos pedagógicos que orientam a realização da atividade de pesquisa na internet. Os passos ou componentes da WebQuest são: Introdução – Tarefa – Processo – Recursos – Avaliação – Conclusão.

DESENVOLVIMENTO

 Foi montada uma Webquest onde os alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental deverão buscar o conhecimentos sobre cada uma das tarefas proposta; a tarefa é com que os alunos acessem a webquest, lá eles encontraram textos sobre Cultura e vida intelectual no Brasil Imperial; Identidades nacionais e culturais na América do século XIX; Cultura medieval e poder eclesiástico, esses textos deverão ser estudados para depois serem submetidos a atividades avaliativas.

Passo 1

 

 Aprender sobre a História do Brasil Imperial, a História da América Independente e a   História Medieval levando em conta aspectos culturais de cada uma dessas épocas, vemos que cada época teve a sua própria cultura. Conseguir com que os alunos compreendam cada uma delas é o grande desafio do profissional da educação.

 A Cultura é umas das principais vertentes das Ciências Humanas; desde o século XIX, antropólogos procuram definir os limites de sua ciência por meio da definição de cultura.

 Considerado o pai do conceito moderno de cultura, Edward Burnett Tylor colocava a cultura como "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade" ou seja cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade.

 Em todo universo cultural, há regras que possibilitam aos indivíduos viver em sociedade; nessa perspectiva, cultura envolve todo o cotidiano dos indivíduos. Assim, os seres humanos só vivem em sociedade devido à cultura. Além disso, toda sociedade humana possui cultura.                      

 A função da cultura, dessa forma, é, entre outras coisas, permitir a adaptação do indivíduo ao meio social e natural em que vive.

 De acordo com a Constituição Federal Brasileira a cultura é um direito de todos os brasileiros e o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.    

 O Estado também tem o dever de proteger as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (256.1 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com