TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Historia 6 Período

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera - Uniderp

DESAFIO PROFISSIONAL

Construindo meu projeto de vida

Rio de Janeiro

2016

1 – Introdução

O presente projeto faz uma breve contextualização sobre a atividade multidisciplinar a ser realizada no segundo semestre de 2016, direcionada aos alunos do Colégio Futuro, escola particular situada na zona norte do Rio de Janeiro.

O colégio Futuro foi fundado em 17 de agosto de 1983, pertencendo assim ao Sistema Estadual de Educação, fundamentada na constituição vigente, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, e outros dispositivos legais, respeitadas as diretrizes regimentais aqui estabelecidas. De acordo com a Portaria n° 2098, Diário Oficial de 12/02/1982, Resolução C.E.E. 1202/83 parecer 125/83 de 21/03/1983 foi criado o Ensino Médio nesta Unidade Escolar.

A partir de 1995, deixou de ofertar as classes iniciais de Ensino Fundamental de 1a a 4a séries e em 1997 passou somente a oferecer o curso de ensino médio. Em 21 de agosto de 1997, foi criado o órgão de Colegiado Escolar, composto pelos seguintes segmentos: pais, alunos, professores, funcionários e direção que tem a função consultiva e fiscalizadora nas questões técnico-pedagógicas e administrativo-financeiras da unidade de ensino, resguardando os princípios constitucionais, as normas legais emanadas pelos Conselhos Nacional e Estadual de Educação e do Desporto e as diretrizes da Secretaria Estadual da Educação. A área total construída é de 4319 m2, num terreno de 15.500 m2. A infraestrutura da escola é composta de acesso para todos os espaços. Possui banheiros para cadeirantes, calçada de passeio promovendo a acessibilidade

Nossa equipe de professores é formada por profissionais que são referência na sua área de conhecimento com domínio pleno do conteúdo, acima de tudo, mas que têm um perfil de aulas dinâmicas e atrativas. O professor do Colégio Futuro é um professor que carrega uma responsabilidade não apenas de “dar aula”, mas de conduzir alunos aos seus objetivos, para isto todos nossos contratados são de dedicação exclusiva 40h, sendo 24h em sala de aula e 16 de planejamento.

No processo seletivo de 2016 o colégio Futuro ofereceu 310 vagas para quinze turmas de primeiro ano na instituíção. Para estas vagas concorreram um total de 3238 candidatos. Destes, a maioria dos alunos que ingressaram são originários de escolas particulares, apresentando apenas 25% dos candidatos como bolsistas. Foram ofertadas no período Matutino 6 turmas,no vespertino 4 e no noturno 5 turmas. O mesmo quantitativo de turmas segue para os segundos e terceiros anos.

O corpo discente é composto de jovens e adolescentes de classe econômica baixa a alta, provenientes dos municípios que compõe a região metropolitano da Rio de Janeiro, em sua maioria com experiências exclusivas em escolas particulares. Grande parte destes alunos apresenta uma defasagem significativa de aprendizagem, devido a diversos fatores, tais como: pouca autonomia, baixa autoestima, falta de interesse e de perspectiva, falta de acompanhamento familiar mais efetivo.  

Muitos problemas familiares são percebidos pela escola, como: alunos filhos de pais separados, pais violentos, pais alcoólatra etc. Entretanto ao ser identificado pelo educador presente em sala de aula, o caso é encaminhado ao nosso serviço de orientação educacional, criado para evitar evasões e minimizar as reprovações. Percebeu-se ao longo de 2015 que há uma falta de identidade, o que gera desinteresse. Para que serve o ensino médio? Essa etapa é vista por muitos alunos como uma passagem para concluir a educação básica. Já que devo fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ingressar em universidade pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com