TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Por:   •  25/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  1.815 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA;

DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO; APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA; INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO VIRTUAL; DIREITOS HUMANOS.

Priscila Amorim da Silva RA: 2816754273

Maria Elena de Freitas Moraes RA: 2858259165

Michele Maciel Lima RA: 2816659301

Wander Pereira da Silva RA 2868927317

Ana Paula Pereira Lima RA 1299129481

Desafio profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “História da Educação e da Pedagogia; Didática da Alfabetização e do Letramento; Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança; Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos” – Sob Orientação da Tutora à distância Rosane de Assis Rodrigues

Santo André - SP

Junho / 2016

INTRODUÇÃO:

          O Desafio Profissional tem como objetivo colher informações sobre o rendimento de aprendizagem escolar, qualificando o conhecimento do aluno através da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Prova Brasil.

         Um modelo de avaliação aplicada que visa testar o conhecimento do aluno, conhecer seu perfil e o nível socioeconômico, visando conhecer os pais e suas conquistas apontando os padrões de vida e posses de bens de cada família.

Esta avaliação é aplicada a cada dois anos e avalia-se a qualidade e equidade da educação básica brasileira abrangendo todos os alunos regularmente matriculados na rede pública ou rural da 4ª série do 5°ano e 8ª série do 9° ano ensino. 

A aplicação desta avaliação tem como objetivo melhorar o crescimento intelectual do aluno na formação para um futuro promissor, preparando- os para um mundo em constante construção do saber e uma sociedade cada vez mais exigente que procuram pessoas capazes de desenvolver projetos que revolucionam o mundo em que vivem.

 

 

Passo 1:

Prova Brasil

         A Prova Brasil foi criada em 2005 para complementar a avaliação proposta pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), porem sua primeira aplicação foi realizada em 2007. Aplicada a cada dois anos a Prova Brasil tem como objetivo oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto aos gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação.

A prova Brasil também tem como objetivo, avaliar o nível de alfabetização dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, oferecendo as redes e aos professores e gestores de ensino um resultado de qualidade  da alfabetização, prevendo o diagnóstico tardio das dificuldades  de aprendizagem, alem disso é um mecanismo facilitador para  a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades  em consonância com as metas e políticas estabelecidas.

Com a aplicação da conseguimos estabelecer metas pedagógicas para a rede de ensino,Planejamento de cursos de formação continuada para professores e melhoria  da qualidade e redução do desequilíbrio no ensino

O intuito porem não é só avaliar apenas o aluno e sim utilizar os resultados para promover um diagnostico da situação de ensino do País, Uma vez que os resultados obtidos na prova são usados para calcular o INEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Todos os resultados ficam disponíveis a população onde as mesmas  tem pleno acessos as políticas implementadas pelo governo no que tange a educação e também individualmente chegam os resultados  de cada rede de ensino.

         

Avaliação externa em larga escala no Brasil / SAEB

A avaliação externa é um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas publicas do sistema de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares.

Seu foco é o desempenho da escola e o seu resultado é uma medida de proficiência que possibilita aos gestores a implementação de políticas e as unidades escolares em um retrato de seu desempenho. A primeira iniciativa Brasileira de avaliação de larga escala foi o sistema nacional de avaliação da educação Básica (SAEB) que se desenvolve a partir de 1990 e foi aplicado inicialmente em 1995. Atualmente o Estado tem procurado desenvolver seus próprios sistemas de Avaliação estabelecendo metas e diretrizes especificas as suas realidades.

A justificativa para esse tipo de avaliação foi à necessidade de informar o desempenho e os resultados dos sistemas educativos para gestores educacionais, para famílias, para a sociedade e com finalidade de levantar e coletar dados que auxiliem as ações políticas no campo da gestão política educacional.

         Os sistemas que compõem o sistema de Avaliação da Educação Básica são o SAEB e a Prova Brasil

         Podemos classificar três tipos de avaliações em larga dentro do SAEB, testes esses que visam avaliar a qualidade da educação básica brasileira e o desempenho dos alunos nas disciplinas e áreas avaliadas.

  • Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB; seu foco principal é avaliar a qualidade, equidade e a eficiência da Educação Brasileira, Avalia estudantes da 4ª série / 5 º ano e 8ª série  / 9º ano do ensino fundamental e também estudantes  da 3ª série do ensino médio.
  • Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC; (também denominada "Prova Brasil"),o foco é avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas publicas.Avalia estudantes  da 4ª série /5º ano e 8ª Série / 9º ano do ensino fundamental.
  • A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA; seu foco é avaliar o letramento e a alfabetização das redes publica, avalia alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas publicas.

Passo 2

Neste passo vamos apresentar o perfil socioeconômico, cultural e ambiental da Escola Estadual Mario Alexandre Faro Niere, uma escola que fica na Cidade Estância Turística de Ribeirão Pires e atende toda a população do bairro, atende toda a comunidade da região, possui uma boa infraestrutura, possui quadra coberta, passou por duas reformas entre 2015 e 2016, além disso a escola possui:

  • 10 salas de aula

  •  5 computadores administrativos

  • 15 computadores para aluno
  • Sala de Leitura
  • 4 tvs
  • 0 copiadoras
  • 1 equipamento de som
  • 3 impressoras
  • 1 equipamento de multimídia
  • Tv
  • Dvd
  • Retroprojetor
  • Impressora
  • Aparelho de som
  • Projetor multimídia(Datashow)
  • Fax
  • Camera Fotografica/Film

Todos os dados foram concedidos pelo INEP, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, (MEC), cujo objetivo é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional, sua proposta é obter os parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com