TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE HISTÓRIA

DESAFIO PROFISSIONAL

2016

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho solicitado do curso de História do 4° semestre de 2016, referente às disciplinas:  História do Brasil Imperial, História da América Independente, Ciências Sociais, Didática da História no Ensino Fundamental, Multimeios Aplicados à Educação, História Medieval.

Professor (a) tutor (a) EAD:

CAMPOGRANDE/MS

2016


SUMÁRIO

[pic 3]

INTRODUÇÃO                03

1 ATIVIDADE: UTILIZAÇÃO DO WEBQUEST                04

1.1 Conceito de cultura                 04

1.2 WebQuest: introdução e objetivo                06

1.3 Tarefa – Recursos                07

1.4 Processos – Avaliação – Conclusão                08

1.5 Criação Da Webquest                08

CONSIDERAÇÕES FINAIS                09

REFERÊNCIAS                10


INTRODUÇÃO

O presente desafio profissional tem como objetivo, propiciar condições para que os alunos reflitam sobre a prática docente, desenvolvendo  atividades voltadas para os alunos da Educação Básica, levando em consideração os conteúdos próprios da História, a partir do uso dos recursos tecnológicos, mais especificamente, a internet, construindo uma WebQuest.[pic 4]

A WebQuest é uma ferramenta de aprendizagem que utiliza a internet como recurso para pesquisa, tendo como base a proposta de desenvolver atividades para o trabalho docente com o uso dos recursos tecnológicos.

A realização de um Desafio Profissional permite que o aluno realize uma reflexão sobre os vários aspectos que influenciaram na formação de uma cultura, do seu conceito, principalmente como se formou a cultura brasileira ao longo da história do Brasil.


1 ATIVIDADE: UTILIZAÇÃO DO WEBQUEST

1.1 Conceito de cultura

O conceito de cultura pode ser os mais variados, dependendo do local e do povo. Esse conceito varia com o passar dos alunos e segundo o Dicionário de Conceitos Históricos, pode ser considerada como todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo, ou seja, tudo aquilo que uma humanidade produziu, que fez parte de sua história, da construção da sua cultura.

Não se pode determinar um único conceito para a cultura, esses conceitos são múltiplos e se divergem, são contraditórios, pois cada povo tem a sua contribuição para a formação de uma cultuara geral.

O conceito de cultura vem da antropologia, mas existem conceitos que não vem propriamente da antropologia, que pode ser definida a partir da lingüística e da etimologia da palavra cultura, dessa forma, como culto e colonização, originada do verbo latino colo, que significa eu ocupo a terra, ou seja, o que o homem estará fazendo desse espaço, dessa terra, determinando o seu futuro, a sua cultura, sua forma de trabalhar essa conquista, sua terra (LARAIA, 2007).

Entender a cultura é compreendê-la em toda a história, desde a Cultura medieval, que se refere a um conjunto de manifestações filosóficas, literárias, religiosas, científicas, misturando os fatores das culturas Greco-romanas e germânicas, com uma influência significativa da Igreja Católica nesse meio, na formação dessa cultura que ainda está presente nos dias atuais e influenciou a formação de outras culturas (SILVA; FONSECA, 2007).

Nesse período da cultura medieval, a Igreja tinha uma forte influência sobre a educação, cujos saberes vinham dos preceitos religiosos e destinado a uma pequena parcela da sociedade, ou seja, uma educação voltada para o interesse dos mais fortes.

Esse é um momento importante quando de fala da cultura, pois de certa forma, a Igreja teve forte influência na cultura que ainda impera em algumas localidades, trazendo os mesmos preceitos da época medieval.

No Brasil, no período Imperial, a formação da cultura sofria também a influência das questões econômicas, do poder aquisitivo, cujos benefícios conquistados eram para os mais ricos. Uma cultura voltada para o interesse real. Um período que compreendeu o século XIX, que abrigou o príncipe regente de Portugal que fugia da invasão do seu país, trazendo para o Brasil, a família Imperial e que influenciou na cultura brasileira (EAGLETON, 2005).

A cultura no período do Brasil Imperial se moldava na forma de viver do povo europeu, tendo então uma forte influência, ou seja, uma supervalorização da cultura européia pelos brasileiros. Conceitos trazidos pela família imperial.

Analisando a trajetória histórica da cultura no Brasil, a sua formação sofreu a influência do povo local, os índios, dos europeus e outros povos que marcaram a formação da cultura brasileira.

A cultura de diversos povos está bem presente na cultura do Brasil, não se pode negar a contribuição de cada povo ao longo da história e o que hoje se chama cultura brasileira, mas assim como a influência da cultura européia, o país sofreu também a influência da cultura latina.

Não se pode deixar mencionar sobre as identidades nacionais e culturais na América do século XIX que tem influência direta sobre a cultura de hoje, sabendo que os povos da América se misturam em sua cultura que ainda hoje se encontra em processo de transformação, mas pode-se dizer então que nenhuma cultura está formada por completa, ainda está em transformação.

Diante dessa trajetória sobre o conceito de cultura, sobre o que vem a ser cultura, pode-se dizer que ela sofre uma série de influências, locais e também de outras regiões ou países, como no período do Império, da América latina, um pouco de cada lugar, pode contribuir para a formação da cultura brasileira ao longo da história, influência nos costumes, estilo de vida, étnico, religioso e outros aspectos que formam uma cultura tão diversidade que tem-se no Brasil e que o estudo de História contribui para que se tenha esse conhecimento (EAGLETON, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com