TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Na Escola

Casos: Diversidade Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 5

A escola é hoje uma instituição que lida com as mais diversas culturas e por isso deveria estar preparada para trabalhar com as diversidades culturais de uma maneira natural, mas não é isso que vemos, as escolas tem cada vez mais dificuldades em torno desse tema, pois vivemos em uma sociedade em que predomina a cultura do homem branco e isso cria uma serie de empecilhos para educar valorizando as diversidades. Esse é um tema de extrema importância que deve ser trabalhado, pois os alunos devem ter noção sobre o que a diversidade cultural do nosso país e saberem a origem de todos os tipos de manifestações culturais existentes para que possa assim respeitá-las.

Para mudar essa realidade a escola deve tentar organizar o seu projeto pedagógico de uma forma a desenvolver um currículo que abranja com integridade o tema da diversidade.

Para isso é preciso inicialmente e investir na capacitação dos professores que devem estar preparados para lidar com as diferentes culturas, cada professor deve estar engajado em mudar, em fazer com que sejam respeitadas as diferenças afinal ele vai ser o ponto de maior importância nessa jornada. O professor deve conduzir o aluno de forma que o aprendizado seja mutuo, deve usar criatividade no ensino de aprendizagem dos conteúdos, afinal o educador não pode se limitar apenas a transmissão de conhecimentos. Os professores deve fazer com que os alunos se entendam como cidadãos e assim passem a ter um pensamento critico sobre qualquer assunto discutido enfatizando sempre o companheirismo, a igualdade e o bem estar de todos.

A sala de aula é um lugar propicio para a construção do conhecimento, onde alunos e professores podem trocar conhecimentos para a construção de uma visão critica do mundo. O importante na sala de aula é trabalhar a cidadania na prática, para que os alunos compreendam que cada um, independentemente de classe social, crença religiosa, raça ou cor, tem o seu lugar garantido na sociedade e que de sua atuação transformadora, resultará uma sociedade mais justa e igualitária.

O professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem necessita contemplar não somente aos conteúdos das matrizes curriculares, mas também os “Temas Transversais” (ética, pluralidade cultural, meio-ambiente, orientação sexual, saúde) e valores que são indispensáveis para a formação de cidadãos críticos, responsáveis, conscientes de seu papel social e de seu poder de transformação com agentes sociais ativos.

Ao professor cabe entender que seu trabalho é de extrema importancia para formação de seus alunos, a transmisão de conhecimentos ajudam a formar cidadaos pensantes que tenham total convicção do seu papel ativo na sociedade,para que ele não seja apenas mais um na multidão e sim alguem que faz a diferença na sua sociedade. A construção desse conhecimento deve se dar atraves de projetos pedagogico que ajudem o aluno a despertar a sua cidadania, trabalhar regras a serem respeitadas ,valores,o certo e o errado , o respeito pelo colega e pelo professor tudo isso ajuda na construção de um sujeito pensante capaz lutar contra as discriminações presentes na escola e na sociedade.

Outro ponto é promover em cada disciplina atividades ligadas a questão da diversidade. Como por exemplo, na disciplina de historia promover pesquisas sobre as diferentes raças e culturas e o que cada uma delas contribuiu para a nossa formação. É preciso em cada disciplina estabelecer uma relação que leve o educando a processar, pensar, criticar e incorporar os diferentes conteúdos e as ligações entre as disciplinas permitindo assim uma construção coerente e lógica dos conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas.

A escola pode também promover festas culturais onde os alunos podem apresentar trabalhos, vídeos, danças e comidas típicas de cada região. Trabalhos em grupo, pesquisas, debates tudo isso é essencial para que o aluno abra os seus olhos para a realidade que os cerca e aprenda a respeitar as diversidades existentes em nossa sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com