TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade das individualidades

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Introdução

De acordo com a Resolução 4,de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a resolução fundamenta-se na cidadania e na dignidade da pessoa o que pressupõe liberdade, pluralidade, diversidade, respeito entre outros e tem como fundamento a responsabilidade que o estado, a família e a sociedade têm de garantir a democratização e prover a inserção, a continuação e a conclusão com sucesso da educação básica para todos. GALENO, Eduardo,autor de O livro dos abraços, diz que através da diversidade de cada um,somos como “fogueirinhas” diferentes mais com um grande poder de fogo e de aquecer o nosso potencial. Vamos abordar alguns aspectos sobre o ser humano, destacando que alguns sobressaem mais que os outros, cada ser humano tem seu brilho próprio de acordo com o seu jeito de ser. Alguns são elétricos, outros são mais acomodados, alguns são contentes, outros melancólicos e assim por diante. Será abordado também a pluralidade cultural existente no Brasil, ligadas a identidades de origem de diferentes grupos étnicos e culturais.

  1. Diversidade cultural no Brasil

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Com a chegada dos colonizadores Europeus, escravos africanos, e os povos indígenas que já habitavam no Brasil, em seguida foram surgindo outros imigrantes como os italianos, alemães, árabes e japoneses. Todos foram os responsáveis pela diversidade cultural do nosso país. Podemos notar que cada Estado do país apresenta costumes e sotaques diferentes. Como por exemplo no Nordeste, a culinária típica é sarapatel, buchada de bode, bolo de massa de mandioca e etc, a cultura é representada através de danças e festas como bumba meu boi, maracatu entre outras.No Sudeste várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. A culinária é diversificada. O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses e espanhóis e principalmente alemães e italianos. "A sociedade e a cultura brasileiras são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória européia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios americanos e dos negros africanos. O Brasil emerge, assim, como um renovo mutante, remarcado de características próprias, mas atado genesicamente à matriz portuguesa, cujas potencialidades insuspeitadas de ser e de crescer só aqui se realizariam plenamente”- O Povo brasileiro, Darcy Ribeiro, pag 16. Embora o Brasil seja um país de colonização Portuguesa, muitos outros grupos deixaram fortes influências e costumes, desde músicas, folclore, danças, culinárias e artesanatos.

  1. As diferenças culturais

O ser humano não nasce acabado e pronto para viver, há todo um processo de desenvolvimento, necessitamos nos primeiros anos de vida do cuidado e ensinamento de nossos pais ou responsáveis. Convivemos em uma sociedade e aprendemos os costumes e cultura daquele determinado grupo, e por meio desse aprendizado formamos nossa personalidade, organizamos nosso modo de viver e desejos. A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias. Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio. O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período Há um consenso geral entre os principais antropólogo que o primeiro homem surgiu na Europa, há cerca de dois milhões de anos atrás. Desde então, temos nos espalhados por todo o mundo, com sucesso em nos adaptarmos às diferentes condições, como por exemplo, as mudanças climáticas. As muitas sociedades que surgiram separadas por todo o globo diferiam sensivelmente umas das outras, e muitas dessas diferenças persistem até hoje. Bem como os mais evidentes as diferenças culturais que existem entre os povos, como a língua, vestimenta e tradições, também existem variações significativas na forma como as sociedades organizam-se na sua concepção partilhada da moralidade e na maneira como interagem no seu ambiente. É discutível se essas diferenças são apenas artefatos decorrentes de padrões de migração humana ou se elas representam uma característica evolutiva que é fundamental para o nosso sucesso como uma espécie. Por analogia com a biodiversidade, que é considerada essencial para a sobrevivência a longo prazo da vida na Terra. É possível argumentar que a diversidade cultural pode ser vital para a sobrevivência a longo prazo da humanidade e que a preservação das culturas indígenas pode ser tão importante para a humanidade como a conservação das espécies e do ecossistemas para a vida em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com