TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário: Milton Santos

Seminário: Documentário: Milton Santos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Seminário  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 3

Documentário: Milton Santos

7) Levando-se em conta a história da menina e do cachorro, bem como que as notícias são interpretações dos fatos. Como podemos descrever o papel da mídia no mundo globalizado, sendo ela uma intermediadora (não é inocente) do poder?

R- Na visão de Milton Santos, ele vê a mídia como uma encobridora das barbaridades resultantes da globalização, criando uma rede de idéias que se repetem a fim de defender sempre os mesmos interesses, tendo como produto final uma sociedade alienada e destinada ao consumo. Considerando que os acontecimentos passam a ser narrados de uma maneira a acolher os interesses das grandes empresas,.Afinal é necessário que haja uma outra forma de globalização, sendo mais democrática e organizada de forma a favorecer a todos.A mídia, é utilizada como grande ferramenta globalizatória, chega a ser uma arma dos poderosos para manobrar as conseqüências e opiniões a respeito da globalização, por diversas vezes, inclusive, hostilizando as reivindicações populares anteriormente faladas. 

3) O documentário revela, em detalhes, como o capitalismo tem contribuído para o efeito globalizante e a implantação do que Milton Santos chama de “globalitarismo”. Explique como isso ocorre e quais os consequências deste movimento em países como o nosso.

R- Consiste em um processo de colonização universal, aprofundando o abismo entre ricos e pobres, metrópoles e colônias. O Globaritarismo é o principal responsável pelo capital,isso quer dizer que,o poder está na mão de quem tem dinheiro. Em oposição a essa fase Milton Santos, acredita que o mundo nunca esteve tão propenso a um real processo de globalização como hoje, onde se dispõe de inúmeros recursos a questão é que, esses recursos foram escravizados por um grupo de poucos, todos obedecem de alguma maneira, aos parâmetros estabelecidos. Se estes não são respeitados, os transgressores são marginalizados, tornado-se desnecessários. É o chamado pensamento único. A cidadania perdeu também seu significado em meio às circunstâncias vivendo-se em uma outra forma de totalitarismo, devemos pensar no futuro a partir de nós mesmos e tomar atitudes que realmente divulguem democracia. E como conseqüência, vemos a má distribuição de renda e os anseios de uma globalização mais humana.

5) Saramago, no documentário, afirma que “não há, nem nunca houve cidadania”. Acrescenta, ainda, que “a democracia no Brasil é condicionada, amputada e sequestrada”. Analise as afirmativas, de Saramago, considerando exemplos do cotidiano brasileiro.

R-. As grandes decisões são tomadas em outra esfera, como falar em democracia se aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos democraticamente pelo povo, a escolha se faz por aqueles que representam essas organizações, continuamos na mesma, o voto não resolveu o problema da fome, da educação e da saúde pública no Brasil, caminhamos a passos lentos para solucionar questões de sobrevivência como a falta de assistência nos hospitais.. Podia-se ir à além, mais somos repreendidos quando deixamos de votar, ele se tornou uma obrigação. No Brasil nunca houve democracia, os ricos escolhem seus próprios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com