TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESAS QUE FALIRAM

Monografias: EMPRESAS QUE FALIRAM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  3.541 Visualizações

Página 1 de 3

Grandes empresas que faliram

Quem vê uma grande empresa não acredita que um dia ela possa vir a falir, mas isso é bem possível e acontecer muito quando e mal administrada. Na maior parte dos casos, as empresas desapareceram depois de enfrentarem graves crises financeiras e processos trabalhistas, que culminaram em pedidos de falência. Foi o caso de Mappin, Mesbla, Lojas Brasileiras e Arapuã.

Quem não se lembra do famoso Slogan da “Lojas Arapuã, ligadona em você”, foi umas das maiores empresas do ramo de eletrodomésticos dos anos 90, tinha como concorrente empresas tradicionais como Casas Bahia, Ponto Frio. Antes de quebrar, em 1998, tinha 265 lojas, mais de dois mil funcionários e faturava R$ 1,6 bilhão. Com ações cotadas em Bolsa foi apontada, num estudo de 1996, como a mais rentável entre as maiores companhias de capital aberto do País.

Outra tradicional empresa que veio falir também foi à famosa loja Mappin, que foi uma das pioneiras do comércio varejista. Na década de 30, inovou ao colocar etiquetas com os preços nas vitrines. Foi a propulsora do crediário. Entre os anos 40 e 50, o Mappin era o ponto de encontro da elite paulistana. Antecipou o "conceito" de Shopping Center, reunindo produtos de diversos tipos em um único local. A loja na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital, se tornou referência da marca.

Conhecida como “Lobras”, a Loja Brasileiras foi tradicional rede de lojas de departamentos e variedades nos anos 90. Possuía 63 lojas por todo o país. Mas como a outra empresa enfrentou diversas crises e veio a fechar. As Lojas Marisa, que pertenciam a mesma família tomou posse de toda a rede de lojas.

O que essas empresas têm em comum?

Essas empresas foram grandes empresas dos anos 90 na área do comercio varejista, impulsionaram o credito a população com o famoso crediário, pois com a implantação do plano real em 1994 o dinheiro passou a ter mais valor, as pessoas passaram a ter poder de compra maior.

Mas quebra dessas empresas é mais uma daquelas histórias de empresas dos anos 90 que pareciam impecáveis e, mesmo assim, quebraram. A crise da Ásia, em 1997, obrigou o governo a puxar os juros de 20% para mais de 40%. A inadimplência explodiu e empresas que dependiam de vendas a prazo, como a Arapuã, foram asfixiadas financeiramente.

Conclusão

Ter uma empresa é fácil, difícil e manter ela “viva” por muito tempo, pois temos que encarar vários desafios como crises financeiras, credores, clientes inadimplentes e sem contar a concorrência. Isso leva a vários fatores antes de se abrir uma empresa. Vimos que muitas empresas de grande porte passaram por isso e não resistiram e fecharam as portas. Com a globalização, o avanço de novas tecnologias, o acesso a informação ser tão acessível hoje em dia, manter uma empresa tornou uma tarefa muito difícil, a estabilidade é algo tão sonhado por qualquer empresa, mas se não acompanhamos o mercado e fazer tudo o que ele exige, ficaremos para atrás. O Mercado está em uma constante mudança, e garantir um espaço nele vai depender de como você administra sua empresa, então uma boa administração, um ótimo plano de produção, uma boa estratégia de markenting pode nos dar uma boa estabilidade nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com