TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTADOS UNIDOS: GRANDE POTENCIA ECONÔMICA

Por:   •  6/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

ESTADOS UNIDOS: GRANDE POTENCIA ECONOMICA

Foi propiciado por acontecimentos históricos como a Primeira Guerra Mundial, momento em que a Europa se encontrava em reconstrução, então os EUA forneceram empréstimos e mercadorias, resultando num gigantesco crescimento do PIB e se consolidando definitivamente como a maior potência mundial. A expansão das multinacionais e do comércio dominou ainda mais o processo de acumulação de capitais.

AMERICAN WAY OF LIFE

Referia-se ao estilo de vida que os americanos levavam. Surgiu para mostrar o modo capitalista de viver, com consumo excessivo, em contraposto com o socialismo presente na URSS. É também mostrado como um estilo de vida superior e melhor que outros. 

ENTREGUERRAS

Foi uma fase entre 1918 e 1939, marcado por vários acontecimentos mundiais de extrema importância para entendermos os futuros conflitos, como as crises financeiras, aumento da intolerância nas sociedades e o fortalecimento de regimes políticos totalitários. Nesse período, também acontece à perseguição dos antiamericanos.

GRANDE DEPRESSÃO

O período de prosperidade econômica e de euforia nas Bolsas de Valores terminou quando uma crise deu início à chamada Grande Depressão. Essa crise, ocorrida em 1929, atingiu todo o mundo.

NEW DEAL

Para tentar superar a depressão econômica, o governo Roosevelt lançou o New Deal, programa que aumentou a intervenção do Estado na economia. Esse programa promoveu a implantação do Welfare State, que tinha o objetivo de suprir as necessidades básicas dos estadunidenses.

REGIMES TOTALITÁRIOS  

  • O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia o nacionalismo, a militarização e o corporativismo.
  •  O nazismo promoveu a centralização do poder na Alemanha e a perseguição a diversos grupos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (818.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com