TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOI I: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 5º SEMESTRE

Por:   •  14/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.529 Palavras (11 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

                                 SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

                                                           PEDAGOGIA

GEOVANA COSTA DE SOUZA PEREIRA

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOI I: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 5º SEMESTRE

Marataízes-ES

2022

GEOVANA COSTA DE SOUZA PEREIRA

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 5º SEMESTRE

Relatório apresentado à Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia.

Marataízes-ES

2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.        4
  2. LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5
  1. ENSINO APRENDIZAGEM COMO FONTE DE CONHECIMENTO.        6
  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO        7
  2. PLANEJAMENTO ANUAL        9
  3. ABORDAGEM DOS TEMAS TRANVERSAIS CONTEMPORÂNEOS

DA BNCC.        10

  1. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        11
  2. PLANOS DE AULA        12
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        15
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

  1. INTRODUÇÃO

Este estágio tem por objetivo salientar a importância da teoria e da prática no estágio curricular, através dessas experiências, é possível obter conhecimentos, através do que se aprendeu em sala de aula, o aluno poderá colocar em prática a teoria vivenciada em Sala de aula.

De acordo com Pimenta e Lima (2004), o estágio supervisionado configura-se como um espaço e tempo extremamente importante no processo formativo, pois possibilita a reflexão sobre o fazer docente, viabilizando aos acadêmicos momentos de "construção de conhecimento".

Iremos retratar as seguintes temáticas: Leituras obrigatórias, ensino aprendizagem como fonte de conhecimento, projeto político pedagógico (PPP), planejamento anual, abordagem dos temas transversais contemporâneos da BNCC, conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, planos de aulas.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

       O estágio é uma etapa importante para o aprendizagem e desenvolvimento do    acadêmico, e faz com que construa sua práxis pedagógica, por isso o estudante de pedagogia precisa ser comprometido com o estágio curricular obrigatório, pois ele prepara o acadêmico para assumir um papel importante na sociedade.  

O estágio supervisionado nos anos iniciais é uma etapa no curso de Pedagogia que capacita o acadêmico para a inserção em ambientes educacionais    tem por objetivo principal propor vínculo a relação teoria e prática.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o professor precisa ter reflexão sobre os alunos de onde vem, o contexto escolar, e a sondagem é muito importante.

A prática pedagógica nos Anos Iniciais requer do professor um diferencial em relação aos seus alunos, pois estes são crianças, ao adquirir conhecimento, o docente irá respeitar o senso comum trazido pelos alunos.

Ao procurar o conhecimento, o professor respeita o senso comum trazido pelos alunos, pois é na escola que se iniciam a superação, até um pensar crítico e elucidativo sobre os fatos.

  1. ENSINO APRENDIZAGEM COMO FONTE DE CONHECIMENTO

     O         professor é o mediador responsável pela qualidade de ensino, ele está preparado para seu fazer pedagógico, para que se tenha um bom resultado dos alunos é preciso ter um plano de ação de acordo com a necessidade de cada aluno.

O fazer pedagógico depende da prática educativa, mas é preciso que os docentes se preparem para a mudança, buscando atender as necessidades de cada aluno.

Segundo Vygotsky "O processo pedagógico é a vida social ativa, é a troca de vivências combativas, é uma tensa luta em que o professor, no melhor dos casos, personifica uma pequena parte da classe - com frequência, ele está totalmente só. Em suma, só a vida educa e, quanto mais amplamente a vida penetrar na escola, tanto mais forte e dinâmico será o processo educativo. O maior pecado da escola foi se fechar e se isolar da vida mediante uma alta cerca. A educação é tão inconcebível à margem da vida como a combustão sem oxigênio ou a respiração no vácuo. Por isso, o trabalho educativo do pedagogo deve sempre estar vinculado ao seu trabalho social, criativo e relacionado à vida".

De Zabala (1998) explana que: (..) a melhoria de nossa atividade profissional, como todas as demais, passa pela análise do que fazemos, de nossa prática e do contraste com outras práticas.

Para que o ensino seja considerado como fonte de desenvolvimento, o papel do educador não se limita em cuidar do aluno, ele oportuniza a mesma vivências e experiências.

Para Vygotsk o professor é o organizador do ambiente social, "que é o único fator educativo". Ou seja, ele cria as possibilidades para que ocorra a instrução, que modo a transformação do desenvolvimento iminente em atual.

                Através da experiência vivida no contexto escolar, o professor passa a imagem de que o aluno pode reescrever sua própria história, que é possível sonhar com um futuro melhor.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

A primeira pergunta, o que é PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

É um  instrumento de planejamento e gestão educacional de uma escola. Ele é de suma importância pois serve para guiar as ações que vai melhorar o processo de aprendizagem dos alunos.

Este documento é muito importante tanto para a instituição pública como para a privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (83.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com