TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Feudal e Antiga

Por:   •  25/9/2016  •  Artigo  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Economia feudal e antiga

Da idade antiga, media até os dias de hoje a economia que é um sistema de atividades humanas relacionadas a produção, distribuição, troca e consumo de bens e serviços de um pais ou área. Voltada para geração de riqueza com a fidelidade de satisfação das necessidades do ser, se mantem entre nós, porém a ela inclui diversos setores, que se desenvolveram em fazes sucessivas.

Sendo que cada fase com algumas características distintas já que por influência de classes dominantes, igreja, pensadores, sociedade e etc as mesmas vieram a sofrer mudanças.

A economia antiga era baseada na agricultura de subsistência.

Entretanto algumas cidades tinham mais “afinidade” com a economia como e o caso da Grécia Antiga que possuía uma economia dinâmica, sendo considerada uma das civilizações da antiguidade que apresentou maior desenvolvimento econômico, além da agricultura, o artesanato e o comercio marítimo foram as principais atividades econômicas das cidades gregas.

Já na economia do império romano, Moses Finley caracteriza a economia romana como subdesenvolvida, por agricultura de subsistência, centros urbanos que consumiam mais do que produziam em termos de comercio e indústria, artesão de baixo estatuto social, desenvolvimento tecnológico lento e uma falta de questionamento econômico já que a maioria dos pensadores da época eram gregos.

Quanto as sociedades. A romana se baseava numa organização social desigual, assim como muita sociedade de civilizações antigas. Esta sociedade era estática, pois possuía pouca mobilidade social. Porém, no prazo, algumas camadas conquistaram direitos sociais.

Já organização da Grécia era as (polis) cidades estados. Cada polis possuía completa autonomia em relação as demais, tendo seu próprio governo, seu culto, sua força militar e vida econômica própria.

Com as invasões germânicas (bárbaras), no século v, sobre o império romano do ocidente (Europa), obrigando os nobres romanos a se afastarem das cidades levando consigo os camponeses.

Iniciou-se a fase conhecida como feudalismo que foi um modo de organização político e cultural baseado regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras.

A economia feudal era muito parecida com a economia antiga porem o grande diferencial era que no feudalismo quem tinha mais posse de terras era o que possuía mais poder, entretanto ainda assim a economia era movida pela agricultura, artesanatos e pelas trocas de mercadorias. O comercio não era e atividade predominante mas existia sobre a forma de comercio local: Que era onde se realizava as trocas entre feudos.

Comercio a longa distância: Que era responsável pelo abastecimento de determinados produtos. Este já funcionava com trocas monetárias.

A sociedade feudal era organizada em estamentos:

Clero: Constituído pelos membros da igreja católica.

O clero era dividido em Alto Clero e Baixo Clero.

Alto Clero: Formados por membros da nobreza.

Baixo Clero: Formados por membros não ligados a igreja.

Além do clero ainda era composto a sociedade pela:

Nobreza: Formadas pelos grandes proprietários de terras.

Trabalhadores: A maioria da população, camponeses ligados a terra, sendo abrigados a sustentar os senhores.

O tributo tem origem remota e certamente acompanhou a evolução do homem. E com certeza ele ficou presente e muito na sociedade antiga e feudal.

No feudalismo a maioria da população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com