TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Diversidade e Estrutura e organização da Educação Brasileira

Por:   •  1/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE MOGIDAS CRUZES

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

DESAFIO PROFISSIONAL

Educação e Diversidade e Estrutura e organização da Educação Brasileira

MOGI DAS CRUZES,

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

ELABORAÇÃO:

Adriana RGM: 11102100580

Eliana   RGM: 11111202478

Juliana Aparecida Dias Prado de Sousa RGM: 11102100986

Luciana RGM: 11102100007

MULTICULTURALISMO E PLURADADE CULTURAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO NACIONAL BRASILEIRA

Desafio profissional, solicitado como requisito de avaliação das disciplinas norteadoras, do primeiro semestre do curso de História.

Tutores: Vanderlei Nunes / Flávio

MOGI DAS CRUZES

2015

SUMÁRIO:

Considerações Finais 18

Referências Bibliográficas 19

Apêndices

MULTICULTURALISMO E PLURADADE CULTURAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO NACIONAL BRASILEIRA

DISCENTES: Adriana, Eliana, Juliana Aparecida Dias Prado de Sousa, Luciana

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

ÁREA DE CONHECIMENTO: Educação

PALAVRAS CHAVES: Pratica docente, Multiculturalismo, pluralidade cultural, diversidade. INTRODUÇÃO: O tema multiculturalismo e pluralidade cultural no âmbito da educação brasileira proposto para o desenvolvimento deste desafio profissional visa analisar a pratica do exercício de docência que contempla as condições organizadas de conhecimentos especificamente o respeito a diversidade cultural. OBJETIVO: Favorecer a aprendizagem, estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz, direcionar o estudante para busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. METODOLOGIA: A pesquisa foi feita através de pesquisas qualitativas por meio de análises documentais e verificação das leis de abordagem multiculturais. ANÁLISE DE DADOS: Foram analisadas considerando-se as disciplinas que integram o Currículo do primeiro período do curso de licenciatura em História, Educação e diversidade, Estrutura e Organização da Educação Brasileira e dados coletados com a análise das leis que regem a educação brasileira. CONSIDERAÇÕES FINAIS: foi um aprendizado de grande valor para a nossa formação, pois podemos observar as grandes dificuldades apresentadas em sala de aula e obter uma visão mais ampla a respeito do ambiente escolar e o respeito a diversidade cultural.

1. INTRODUÇÃO

O tema que nos foi proposto é multiculturalismo e pluralidade cultural no âmbito da educação brasileira que tem por finalidade favorecer as alunas condições organizadas de conhecimento bem como a realidade escolar, em especial o multiculturalismo presente nas salas de aulas e no contexto geral da sociedade.

Nosso trabalho tem por objetivo principal favorecer a apropriação de ferramentas conceituais e prática que garantam o exercício de um fazer docente competente, crítico e comprometido com as necessidades e exigências da sociedade, favorecer a aprendizagem, estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz, direcionar o estudante para busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual bem como sua relação com a gestão desse processo garantindo um fazer crítico e comprometido com as exigências da sociedade.

O processo de desenvolvimento do nosso trabalho se deu em várias etapas de observação e prática. Primeiro análise das leis que regem a educação brasileira

Depois seguindo um roteiro que nos foi oferecido, foram realizadas análises documentais, debates em sala de aula e observação de festas em vídeo a fim de relacioná-los com o conteúdo teórico para melhor esclarecimento.

Além disso, foram trabalhados textos que abrangiam temas relacionados ao multiculturalismo, prática docente, respeito a diversidade cultural presente na sociedade em geral. Para completar nossa pesquisa nós relacionamos o ambiente escolar, a pratica docente com o embasamento teórico.

No decorrer deste longo processo, conseguimos adquirir uma pesquisa repleta de informações coerentes que nos oferece um embasamento para elaboração de um relatório final agregando maiores informações para a construção do conhecimento educacional relacionados ao respeito a diversidade e ao pluralismo cultural.

2. APRESENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES:

Diante da problemática apresentada verificamos e analisamos as leis que regem a educação brasileira para conseguirmos entender os principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.  

Documentos:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Consciência humana; desenvolvimento pleno da pessoa; obrigatoriedade do ensino de história da África e cultura afro brasileira; visibilidade dos temas educação antirracista; pluralidade cultural; multiculturalismo, e com relação a diversidade o texto da LBD diz que o atendimento especializado pode ocorrer em classes ou em escolas especiais 

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Eixo central de defesa do conhecimento e valorização da diversidade brasileira; reconhecimento da diversidade brasileira e dos grupos sociais diversos; defeso dos valores de solidariedade humana; repudio a discriminação, defesa dos valores da sociedade humana; trabalho com a pluralidade; respeito aos direitos humanos, noção da cidadania compartilhada por todos os brasileiros

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana

Ampliação do foco do currículo escolar, consciência histórica e política da diversidade; combater o racismo e as discriminações; fortalecimento de identidade e direitos, onde cidadãos étnico-raciais (descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, asiáticos) tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada; ações educativas da promoção da igualdade étnico racial e do pluralismo cultural.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

Prática educativa de qualidade; interações entre crianças da mesma idade e de idade diferentes em situações diversas; capacidade de relacionar-se com o diferente; relacionar suas ideias com as novas informações; atividades significativas integrada o mais próximo possível da prática social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com