TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Clássica e seus integrantes

Seminário: Escola Clássica e seus integrantes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 7

Pesquisas

A palavra Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Administração é Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar seus objetivos. Um processo de integração, arranjo, foco e impussionamento, ferramenta capaz de apoiar a geração de resultados da organização.

Iniciou no começo do século XX dando ênfase nas tarefas a preocupação era eliminar desperdícios e perdas, e elevar os níveis de produtividade, cada operário organizava sua própria rotina de trabalho e cumprimento de tarefas. Em 1909 surge a Teoria da Burocracia que afirma a necessidade de não apenas racionalizar as tarefas, mas também formalizá-las em documentos que definam com precisão o que deve ser feito e por quem, além de determinar a estrutura hierárquica da empresa. Com ênfase nas pessoas percebeu-se na teoria das relações humanas que o homem é parte de uma sociedade e, ao mesmo tempo tem suas necessidades pessoais, tanto materiais quanto emocionais. Teve tambéma ênfase no Ambiente, em 1972 a Teoria da Contingência deu maior importância a este fato. Segundo esta Escola nada é absoluta na organização das empresas: a aplicação de técnicas administrativas é dependente das condições do ambiente, que podem variar livremente ou não, dependendo da área de atuação da empresa.Também é a Teoria da Contingência, em 1972, deuênfase na tecnologia que leva em conta o aspecto tecnológico na administração.E também ênfase na Competitividade. Desde 1990, com a estabilização economia, surgem as chamada Novas Abordagens na Administração, que valorizam cada vez mais o capital intelectual das empresas e a aprendizagem organizacional para uma boa posição num mercado sempre competitivo. Tudo isso graças as escolas de administração criadas por grandes pensadores daquela época, tais como:

Escola Clássica e seus integrantes:

Frederick Winslow Taylor: Fundou a primeira escola de administração cientifica, e seus principais ideais eram o movimento da administração cientifica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas.

Henry Ford: Linha de montagem; produtos peças e trabalhadores padronizados; eficiência do processo seletivo.

Henri Fayol: Administração como processo, com identidade e papel próprios dentro das funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal; diretrizes sobre como administrar.

Max Weber: Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia, tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática.

Escola Neoclássica: Estrutura Organizacional, estratégia, eficácia da organização, administração da qualidade, sistema Toyota de produção. Seu integrante:

Pierre du Pont e Alfred Sloan: Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo; centralização do planejamento e descentralização da execução; unidades centrais de apoio.

Escola Comportamental- Diferenças individuais, liderança, motivação cultura organizacional e ética e responsabilidade social. Seu integrante:

George Elton Mayo: Criador da Escola das Relações Humanas, “A abordagem humanista da teoria organizacional contrariou vários postulados da abordagem clássica de Fayol e da Administração Científica de Taylor”. A ênfase na estrutura e nas tarefas foi substituída pela ênfase nas pessoas. A natureza do ser humano como ‘’homo social’’ substituiu a concepção de ‘’homo economicus’’, ou seja, as pessoas são motivadas e incentivadas por estímulos financeiros.Tudo isso decorrente da grande revolução industrial.

A revolução industrial foi um processo histórico que resultou na substituição de ferramentas e meios de produção por maquinas e sistemas fabril. Tudo teve inicio na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, que foi beneficiada pelo grande acumulo de capital, matéria prima e mão de obra que contribuíram para que saísse na frente com a invenção de maquinas ferroviárias movidas a vapor, teares, dentre outros. Ela passou por quatro fases distintas que foram: a mecanização da indústria e da agricultura, aplicação da força motriz na indústria, o desenvolvimento do sistema fabril e o aceleramento dos transportes e da comunicação. Já em 1860 a revolução industrial passou por sua 2ª fase, na Europa, onde ouve a substituição do ferro pelo aço, do carvão pela eletricidade, o desenvolvimento de maquinas automáticas com a especialização do trabalho, o controle da indústria pela ciência e as transformações nos meios de transportes e comunicação que se tornaram mais eficazes.

Com o desenvolvimento de novas formas de organização capitalista ouve o domínio da indústria pelos investidores bancários e pelas instituições financeiras e de crédito, e com a formação de acúmulos de capital, ouve a separação entre a propriedade particular e a direção das empresas. Todas estas modificações contribuíram para o surgimento de uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordens econômicas, políticas e social. Que foram fundamentais para sepultar antigas crenças que impediam o desenvolvimento tecnológico.

E com esse novo mundo capitalista que emergia liderado pela burguesia industrial que detinham toda tecnologia e dinheiro nesse período, foi necessário criar um meio de controlar e separar gastos, pois já havia a necessidade de obter novos fornecedores e com a mão de obra se tornando assalariada começaram a ser aplicadas as primeiras técnicas de administração que antes eram apenas conceitos surgidos pelo pensamento filosófico e sociológico que mais tarde se consolidou como uma ciência, contribuindo para a evolução da administração, que ainda é utilizada nos dias atuais, como um importante fator de vida para as empresas.

Vimemos em constante revolução industrial, a cada dia se aumenta a procura por novas tecnologias e surgem também novas tecnologias. Os jovens podem não visualizar isso com tanta nitidez no momento, pois já estão acostumados, mas as gerações passadas vem isso como uma grande revolução industrial.

RESUMO TEMPOS MODERNOS

Mensagem captada do filme:

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com