TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola De Ulm

Exames: Escola De Ulm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 3

Ulm

A Escola Superior de Design de Ulm foi fundada em 1953, na Alemanha em seu cenário social pós-guerra.

Foi sucessora da Bauhaus, por seus métodos de ensino e por seus ideais. Acreditavam que o design tinha um papel social importante a desenvolver, sempre ligado ao tradicional design alemão.
Na tentativa de seguir a realidade pós-guerra, os professores previam um design apoiado na ciência e na tecnologia.

Desenvolveram-se vários conceitos importantes ao lado de Aicher, Max Bill e Tomas Maldonado, que moldaram a instituição.
A metodologia aplicada em ulm, é ainda hoje uma grande influência no conceito de design, conhecida como "Modelo de Ulm": reflexão, análise, síntese, fundamentação e seleção das alternativas; definiam o que era ser (e como deveria pensar e agir) um design profissional voltado para a indústria.
Fotografia, tipografia, embalagem, sistemas expositivos e técnicas publicitárias era consideradas como suportes de um projeto de design.
A escola de Ulm desenvolvia muitos projetos com indústrias (algumas de grande porte como a Braum).
O primeiro diretor Max Bill, preocupava-se com a arte e o meio ambiente. Já o segundo diretos Tomas Maldonado, defendia a produção industrial sem preocupações pós-guerra ou ecologia, privilegiava o design para tecnologia a qualquer custo.

Fundada na Alemanha, por Inge Aisher-Scholl (1917-1998), Otl Aisher (1922-1991) e Max Bill, ex-aluno da Bauhaus, (1908-1994), em 1953, a escola de Ulm foi "um centro de ensino e pesquisa de design e criação industrial" (Enciclopédia Itaú Cultural), na qual foi bastante influenciada pela Bauhaus.
O corpo docente da escola era formada por professores de diversas nacionalidades, incluindo sul americanos. O curso possuía caráter interdisciplinar reunindo alunos das mais diversas áreas da arte e do design com objetivo de formar profissionais diversificados para atuarem na indústria produzindo objetos de uso cotidiano ou científico com escala em série.
"A filosofia mais geral que ampara sua concepção pedagógica é no desenvolvimento do espírito crítico, amparado na convicção de seus fundadores - todos eles antifascistas... - nas possibilidades de criação, de um homem novo e de um novo estilo de vida". (Enciclopédia Itaú Cultural).
Em 1956, Max Bill deixa Ulm, da qual era diretor, por conflitos ideológicos com alguns membros da escola, como Tomás Maldonado (1922), cujo qual, substituirá o cargo de Bill. Essa nova fase eleva o designer a outro patamar, definindo-o "não mais como um artista com pertinência aos demais (como queria Bill), mas sim um membro entre outros em um grupo de cientistas, pesquisadores, comerciantes e técnicos". (Enciclopédia Itaú Cultural). "Assim sendo, aumentou o desenvolvimento de metodologias e de sistemas modulares no momento de projetar" (Ivens Fontoura. Modelos de Ulm), e também, seguiam os preceitos do racionalismo alemão.
No outono de 1968, a HFG foi fechada por decisão do Conselho do Estado de Baden-Württerberg, pois a escola já não atendia mais as necessidades do mercado capitalista, enfrentava problemas financeiros e nem havia mais interesse por parte do governo e da sociedade para que Ulm continuasse em funcionamento.
Apesar da Escola Superior da Forma ter sido extinta, o modelo ulmiano de ensino é aplicada até hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com