TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Difusa

Trabalho Universitário: Escola Difusa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 3

Sociedades Tribais: A Educação Difusa.

1. Sociedades Tribais: A Educação Difusa.

Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais. As crianças aprendem "para a vida e por meio da vida", sem que alguém esteja especialmente destinado a tarefa de ensinar.

O homem incidia sobre o saber (conhecimentos), o fazer (aptidões técnicas), o ser (valores) e o estar (saber sua posição no meio e agir conforme as necessidades do meio).

A imitação dos gestos foi fundamental nesta fase. Não haviam métodos e sim práticas educativas:

- Não existia educação na forma de escolas;

- Objetivo era ajustar a criança ao seu ambiente físico e social, através da aquisição das experiências;

- Chefes de família eram os primeiros a transmitir o saber e em seguida o sacerdote.

O objetivo da educação primitiva era transmitir através das cerimônias de iniciação, toda a informação necessária para que houvesse o ajustamento do indivíduo tanto no lado físico como no social. Toda a experiência era passada de geração em geração, pelos pais e pelo sacerdote.A imitação dos gestos, a histórica contada pelos mais antigos, os ritos de iniciação etc.

Algumas tribos indígenas ainda seguem traços de educação primitiva e realizam certos rituais como no passado, o aprendizado é dentro do próprio espaço de convívio.

Podemos afirmar que o homem primitivo vivenciou uma educação prática, levando em consideração suas necessidades de sobrevivência (alimentação, vestuário e abrigo).

Nas sociedades primitivas não havia um escola ou espaço formal de ensino, mas podemos dizer que já havia a figura do professor e do aluno num processo educativo informal.

http://he-linhadotempo.blogspot.com.br/2012/04/sociedades-tribais-educacao-difusa.html

Educação Difusa nas sociedades tribais

Na sociedade tribal, o modo como se educa é através de mitos. Podemos dizer que, nas sociedades tribais todos têm acesso ao saber.

Através da educação difusa é possível passar o conhecimento e os costumes de geração para geração de forma oral. As sociedades tribais ensinam baseados no saber mítico, que fundamenta os fenômenos naturais nos deuses (deus da chuva, deus do sol, e assim por diante).

As sociedades tribais também se apóiam nos mitos para justificar a vida e a morte.

É através de todos os ensinamentos que as pessoas dessa sociedade vivem, e pedem auxílio ao deus do sol, quando precisam dele. Pedem auxílio ao deus da chuva quando precisam dela para suas plantações.

Além de oral, os ensinamentos, quando passados de geração para geração, são utilizados no dia-a-dia. Por não se ter a “escola” como conhecemos, os ensinamentos são práticos para o cotidiano deles.

As crianças aprendem a partir de imitações dos gestos dos adultos nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com