TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas

Trabalho Universitário: Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 3

Bem pessoal agora vamos praticar esta atividade terá validade de 2,0pts.

1. Faça uma lista das escolas de sua cidade, incluindo nome da escola, ano de fundação e entidade mantenedora e apontando quem frequenta a escola. Se sua cidade for muito grande, escolha dois ou três bairros para fazer o trabalho (neste caso, de regiões diferentes; por exemplo: centro, bairro nobre, bairro popular). Insira o número de linhas necessárias. A tabela pode ser feita de acordo com o modelo abaixo:

Ano de fundação Nome da escola Mantenedora Quem frequenta

1987 EMEIF Origem do Saber Município Pessoas de todas as classes sociais

2002 Escola Estadual Severo Alves Estado e Município Pessoas de todas as classes sociais

2010 EMEIF Joaquim Barbosa Município Pessoas de todas as classes sociais

2013 EMEF Leonardo Azevedo Município Pessoas de todas as classes sociais

2. Agora, se possível, converse e questione com seus colegas e escreva dois ou três parágrafos respondendo às seguintes questões:

a) A escola pública está a serviço de quem? Como contribuir e fazer da escola pública, de fato, um lugar de formação e de aprendizagens? Como pode ser a contribuição dos funcionários?

O próprio nome já diz pública, a serviço do público, de todos sem distinção de gênero, raça, cor religião classe social ou econômico. Institucionalmente a educação de direito de todas as crianças, dever do estado, sociedade e família. Logo a escola pública está a serviço de todo o cidadão seja em idade ou não.

Sabemos que hoje a escola não constitui apenas espaço de transmissão de conhecimento cientifico, mas espaço onde, além de aprender e ensinar educação formal prepara crianças para vida, tem papel de formar cidadãos crítico, solidários, comprometidos, responsáveis, autônomos, que saibam reconhecer, lutar pelos seus direitos, mas que também conheça e cumpra com seus deveres. Enfim, cidadãos que saibam transformar o meio em vivem.

Portanto fazer da escola pública, de fato um lugar de formação e de aprendizagem requer profissionais comprometidos com a educação, que faça jus da prudência, justiça, que faça com que predomine a igualdade, o espirito de coletividade e cooperação, que defenda e assegure a democracia na gestão dos recursos, no trabalho pedagógico administrativo. A contribuição do funcionário pode ser no sentido de dar exemplos de caráter, respeito, tolerância, cordialidade, no sentido de não omitir a discriminação, favorecimentos, de desempenha com presteza e responsabilidade suas atribuições que envolvem também participar da construção do PPP da escola, apontando os problemas e ajudando a buscar soluções com ensejo de melhorar as condições do processo educativo.

b) Como explicar a invisibilidade dos funcionários nas escolas?

A invisibilidade é resultante de um processo histórico, onde o pobre, o índio, o negro eram vistos como inferiores, desprezados, cabendo a eles as tarefas mais rústicas, que por sua vez, por estar voltada para mão de obra braçal, também eram insignificantes, desvalorizadas tanto do ponto de vista financeiro quanto simbólico. Motivo este, que até hoje, justifica o pouco grau de escolaridade exigida, o baixo salário, a desvalorização para os cargos de apoio e Técnicos da educação. Esta é também a razão falta de reconhecimento dos funcionários como educadores.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »