TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de historia 5 periodo

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.969 Palavras (28 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 28

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 4º e 5º SEMESTRES

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

4º e 5º SEMESTRES (REGULAR) – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jaru

2015

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

4º E 5º SEMESTRES (REGULAR) – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório II – 4º e 5º Semestres (regular) - 150 horas

Orientador: Profa. Julho Zamariam

Tutor eletrônico: Janaina dos Santos Correia Rodrigues

Tutor de sala: Marileia dos Santos Carvalho

Pólo de Apoio Presencial: Jaru

Jaru

2015

1- ESTUDO DE ARTIGO

ESTUDO DO ARTIGO

Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva

Por muito tempo alguns autores nos incitam sobre a memória como um fenômeno político e social, em que vivemos na contemporaneidade, porem memória vai muito mais além desta concepção, a mostra como uma força para a construção dos sentidos de continuidade da vida. A memória está entrelaçada em nossas vidas, ao conversarmos com alguém, ler um e-mail, ouvir uma musica tudo nos remete a lembrar de algo na qual guardamos por considerar importante.

Atualmente dentro de uma sociedade que cresce e produz historia em grandes proporções a preocupação em como manter e guardar a memória se propaga entre os grupos, um exemplo disso é a memória afro-brasileira que por muito tempo teve sua historia escondida e depois de muito tempo o governo mantém nas escolas como obrigatoriedade o ensino da afra cultura brasileira e indígena. Há também fatos históricos políticos como ditaduras, guerras cívicas que por tempos.

Teve seu enredo escondido por motivos diversos, mas que hoje há um questionamento sobre quem participou quem foi culpado, quais os nomes que não aparecem na historia e outros. Hoje temos nas escolas uma memória que não é mais mastigada e entregue pronta ao aluno, mas sim os deixando a par dos fatos estes por sua vez tendo o seu próprio entendimento no que se diz a respeito de história.

Devemos conhecer e entender a ligação entre a história e a memória uma vez que dentro da sala de aula o professor necessita delas para prosseguir um conteúdo, antes a história era tida como memoriável e continuada, porem nos dias de hoje entendemos que a história é repleta de lacunas e incompleta, e com a ajuda da memória é que se pode em alguns casos “preencher algumas destas lacunas”. Não podemos cometer o erro de achar que história e memória são as mesmas coisas, a memória nos faz seres únicos nos remete a vida, e a história a usa como fonte para se compreender os fatos. Dentro da sala de aula pode-se apresentar ao aluno a história permitindo a eles a

Utilização da memória, interligando vestígios do passado com algo que se encontra em seu presente, desta forma o aluno se encontra no tempo e espaço apresentado na matéria entendendo seu contexto.

Algo importante que se revela nos dias de hoje é a utilização do livro didático nas escolas, em especial no ensino de historia, temos visto que muitos professores se utilizam apenas dos didáticos para lecionar suas aulas, não que o livro não possua bom conteúdo, mas este por sua vez sozinho não acarreta todo o conteúdo necessário para um currículo completo, é necessário juntamente destes a utilização de outras matérias para seu auxilio, tendo em vista que se é aceito e muito utilizado materiais como fotos, esculturas, quadros, musicas e documentos como fontes históricas até porque o didático vem em forma resumida.

Ainda dentro do assunto livro didático, ainda se encontra em grande número livros que não se utilizam da memória em seu conteúdo, se fixam somente na historia, e os poucos que se utilizam o faz quase que de forma obscura sem dar valor a sua importância, estes trazem uma abordagem mais tradicional dentro do seu conteúdo.

Mas seguindo os conceitos do PNLD (2011) se começa a ter uma preocupação maior entre os autores tendo em vista que seus livros serão analisados por professores que por sua vez se encarrega de escolher a melhor coleção, fazendo com que estes autores se empenhem mais em relação à produção dos mesmos e na distinção entre história e memória. Embora haja esta escolha dos didáticos muitos professores se utilizam pouco da memória ou se quer sabe como utilizá-la em sala de aula, há uma necessidade de melhorias não só no material escolar, mas também em relação aos profissionais que iram trabalhar com os mesmos.

Há muito que se discutir em relação à história e a memória dentro da sala de aula, o que não pode acontecer é a utilização erronia das mesmas, como acontece em alguns casos onde o professor se utilizando da história entrega os fatos prontos aos alunos e os mesmos se utilizando da memória os grava sem a intenção de questionar ou separá-los.

2- ANALISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – FASE II (5ª A 8ª SÉRIES)

Conteúdo

Na hora de escolher os conteúdos, a preocupação é propiciar aos alunos,

O dimensionamento de si mesmos e de outros indivíduos e grupos em temporalidades

Históricas. Assim, estes conteúdos procuram sensibilizar e fundamentar a compreensão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49 Kb)   pdf (225.7 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com