TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO 4° PERIODO UNIUBE

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.211 Palavras (13 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE UBERABA

DANIELI SOTELE GUIMARÃES

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

NOVA VENÉCIA – ES

2015

DANIELI SOTELE GUIMARÃES

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina Estágio curricular supervisionado em Instituições Educacionais do 4º período do curso de Pedagogia. Apresentado a: Patrícia Wand Del Rey de Oliveira Amaral.

NOVA VENÉCIA

2015

APRESENTAÇÃO

O Curso de Pedagogia da Universidade Uberaba, tem como ponto essencial a formação do professor. O estágio supervisionado é o que impulsiona essa formação, pois a (o) acadêmica (o) entra em contato com a realidade educacional.

O presente relatório mostra a prática do estágio obrigatório desenvolvido no CMEI “Romeu Cardoso”, situado em de Nova Venécia – Espirito Santo.

Nesse primeiro momento do estágio supervisionado pude conhecer a história da escola, observar as dependências, ver de perto os diferentes espaços onde todos desempenham dia a dia seu papel de forma alegre, com dedicação, entusiasmo, motivação e responsabilidade dentro da organização.

A ESCOLA E SUA HISTÓRIA

O jardim de infância “Romeu Cardoso”, primeiro nome desta escola, foi inaugurado em 04/12/1991. A escola recebeu esse nome em homenagem ao Senhor Romeu Cardoso, ilustríssimo escrivão de registro civil desta comarca, sendo prefeito nessa época o Senhor Walter De Prá, e a Secretária de Educação a Senhora Wanda Dell’Santo Feitosa.

Inicialmente a escola funcionava na antiga Escola São Cristovão, no Bairro Vila Dourada, atual Bairro São Cristovão, com uma sala multisseriada, composta por 30 alunos. O terreno onde hoje está localizada a escola foi doado pela funcionária publica Senhora Luzete Vila Nova.

Após a construção e a inauguração da nova escola, hoje localizada à rodovia Antônio Daher, s/n, bairro Bela Vista, passou a funcionar em dois turnos, com turmas divididas em maternal II, 1° período e 2° período. O bairro em que a escola está localizada não possui áreas de lazer, o mesmo é praticado no recinto da escola, pois ela possui um ambiente externo grande, com parquinho e brinquedos para as crianças se divertirem, e realizarem práticas educativas.

No período de 1991 a 1994, o Jardim de Infância Romeu Cardoso, foi anexo do Jardim de Infância “Lar de Fatima”, que atualmente recebe o nome de Centro Municipal de Educação Infantil “Lar de Fátima”.

Na administração do prefeito Senhor Wilson Luiz Venturim em 01/11/1993, através do decreto N° 1924/93 foi criado o Centro de Educação Pré-Escolar “Romeu Cardoso” com os seguintes anexos: Córrego da Serra, Boa vista, Cedrolândia e Serra de Cima. Atualmente o anexo Boa vista pertence ao CMEI “Regina Célia Meneguetti Frisso”. O anexo Cedrolândia pertence à EMEF “Francisco Sechim”. O anexo Serra de Cima que pertencia a EMEF “Vitório de Angelo”, a partir de 2014 passou a pertencer a EMEF “Francisco Sechim”, restando somente o Córrego da Serra pertencendo ao CMEI Romeu Cardoso.

Na administração seguinte, o prefeito Senhor Adelson Salvador, em 09/07/2002, através da portaria n° 952, resolveu que as unidades escolares integradas à rede municipal de ensino, ficassem classificadas de acordo com o nível de ensino ofertado, mantendo-se a mesma denominação. Através desta portaria o centro de educação pré-escolar “Romeu Cardoso” passou a ser denominado como “Centro Municipal de Educação Infantil Romeu Cardoso”.

O prédio da escola é dividido em um bloco que contém oito salas, que são divididas em 3 salas de aula, 2 banheiros, 1 cozinha, 1 sala de diretor que tem anexa a secretaria e 1 sala dos professores.

A escola possui mesas e cadeiras novas adequadas ao tamanho das crianças, e dos profissionais que nela atuam. Possui televisores, dvds, um computador, um bebedouro, fogão, armários para organizações dos materiais, prateleiras, brinquedos na parte externa. As salas de aula são todas organizadas, limpas e decoradas com figuras de personagens infantis, fotos, letras e outros objetos, todos bem coloridos. No geral a rede física apresenta-se um pouco defasada, com a pintura gasta, paredes descascando e pisos com defeito.

O Centro Municipal de Educação Infantil “Romeu Cardoso”, no desenvolvimento de suas atividades, operacionaliza, administra e pedagogicamente, o trabalho por meio de uma equipe de 25 profissionais. Esses estão distribuídos da seguinte forma: A administração é composta por uma diretora e uma supervisora. Possui apenas uma secretaria que da apoio ao trabalho administrativo, 2 vigias que cuidam da segurança da escola, 7 serventes que cuidam da comida, organização e limpeza. Em relação ao quadro de professores, a escola possui 13, distribuídos entre professores de Educação Infantil, Artes e Educação Física.

A escola possui 3 turmas com 127 alunos matriculados, desses 31 fazem parte do anexo “Córrego da Serra”. A faixa de idade entre eles é de 2 a 5 anos. No período da manhã estudam 47 alunos e no período da tarde 49. Os alunos de 2 anos fazem parte da classe maternal I, os de 3 anos do maternal II, os alunos de 4 anos do 1° período e os alunos de 5 anos do 2° período. O meio de transporte utilizado pelas crianças para chegarem à escola é o transporte escolar e a maior parte delas vão a pé por morarem próximas à escola.

Na localidade da escola não existe posto de saúde nem supermercado, mas existe policiamento. O bairro é periférico, porém não é considerado pelos moradores como perigoso, pois eles andam tranquilamente pelas ruas sem ser assaltados durante o dia e a noite. Como todo bairro de uma cidade, sempre existe algum confronto entre polícia e bandido, mas sem afetar nenhum morador. No bairro existe serviço de saneamento básico nas ruas, água tratada, e a única escola de educação infantil do bairro é o “Centro Municipal de Educação Infantil Romeu Cardoso”, e por ser a única é muito disputada entre os moradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com