TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio História

Por:   •  26/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.769 Palavras (12 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 12


[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado III

SEU NOME

Matricula: SUA MATRICULA

Unidade-ano.período

                         

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado III

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da Disciplina de Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado III sob a Orientação da Professora  X.

   

Curso: História

                                           

                               

Unidade-ano.período

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------4

2-CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA------------------------5

2-1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA------------------------------------------------------------6

2-2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS----8

3- DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS-------------------------------------------------------------------------------------------10

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS---------------------------------------------------------------------11

5- PLANO DE AULA----------------------------------------------------------------------------------12

REFERÊNCIAS E ANEXOS------------------------------------------------------------------------13

1-INTRODUÇÂO

     Este relatório foi elaborado pelo aluno X, cursando o Xº período de História, para relatar as observações de estágio supervisionado nas turmas de ensino médio, na escola X, no primeiro semestre do ano X.

     Foi desenvolvido no período de X á X, sendo acompanhado pelo professor X. Não ouve nenhum tipo de problema com a direção da escola que não se negou a prestar quaisquer informações sobre a estrutura ou conduta pedagógica, se mostrando até bem transparentes com relação aos problemas vividos dentro daquele centro acadêmico.

     O referido estágio é de suma importância para o estudante se ambientar a sala de aula, com o convívio com os alunos e professores e habituar-se ao ambiente escolar com seus desafios e dificuldades, mas que também é cheio de alegrias, realizações e, sobretudo cheio de jovens com sonhos e esperanças. Tem por objetivo formar professores preparados para a realidade escolar, através da introdução na instituição escolar, onde se refletirá sobre a relação estabelecida entre a teoria e a prática e fazer uma troca de conhecimentos com a interação de profissionais experientes.

                                                                                                             

                 

2- CARACTERIZAÇÂO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

     A Escola Estadual X, é um Ciep, obra do ex governador Brizola, e tem como Diretora Geral a X, com dois diretores adjuntos, X e X. A escola possui instalações físicas e adequadas ao ensino, com boas salas de aulas, onde as carteiras são funcionais, não exalando luxo, mas não prejudicando o aluno. A escola possui uma quadra onde são realizadas as atividades de recreação para alunos, e as aulas de educação física. A quadra é bem estruturada porém a escola é de livre acesso, faltando alguma forma de fiscalizar a entrada de não alunos; a quadra acaba ficando cheia de alunos e não alunos jogando futebol. Como é proxima de comunidade, imagino que para o professor que utilize aquele espaço deva ser muito complicado pedir para que não alunos mal encarados deixem aquele espaço.

     A escola possui salas bem arejadas, com ventiladores e ar condicionados em algumas delas. Durante alguns dias percebi alguns problemas estruturais como lampada queimando ou vazamento de água em uma das salas e até um rato foi visto paassando na pate externa das janelas, onde ao inves de ver expanto e surpresa, todos brincaram dizendo que ja conheciam aquele rato. Em ambas as vezes que apresntaram-se problemas estruturais, o professor trocou de sala e o problema não foi reidentificado em minha nova visita. A escola possui sala dos professores, da direção, das coordenadoras, e sala da orientadora pedagógica, onde ela recebe pais e alunos. Além destas salas tem a secretaria, cozinha, refeitório onde os alunos fazem suas refeições, tomam café pela manhã, almoçam e lancham antes de irem  para casa.

     Em relação ao corpo discente, o que observei foi que os alunos da instituição do campo de estágio é composta por alunos de classe social baixa que residem em bairros próximos à instituição. Os alunos são filhos de população assalariadas, trabalhadores assalariados. No que se refere à higiene e organização, a escola mantém uma boa estrutura em todos os espaços, onde além de contar com os profissionais que trabalham para manter o asseio da instituição, as professoras e os alunos auxiliam mantendo suas salas de aula limpa.

2-1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

   A Escola Estadual X, situada na Estrada X, Tendo apenas uma diretora desde o seu inicio em 1989. A diretora X mudou a estrutura curricular, adicionando em 2001, turmas de EJA, começando com duas e agora tendo seis. A X é muito admirada e respeitada por toda sua equipe de funcionários, pelos alunos, pais e comunidade, por de fato se importar com o exercício de sua função e com o bem estar e potencialidade de seus alunos, promovendo passeios de entretenimento e culturais, deixando assim, a escola ainda mais unida dentro do possível.Ela conhece todos os seus alunos e pais, estando sempre presente na escola. A escola possui serviços de água, luz, esgoto e coleta de lixo.  O contexto socioeconômico da instituição é de classe social baixa, fica localizada em uma área urbana, próxima ao X, onde na saida temos uma tremenda escuridão, caixotes de frutas e diversas vezes me deparei com porcos deitados na lama que fazia pós as chuvas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com