TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio História

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.365 Palavras (10 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

         De acordo com a obrigatoriedade e exigência para o cumprimento do estágio e normas estabelecidas pela Instituto de Ensino e Educação Superior de Samambaia, referentes ao curso de licenciatura em História, foram realizadas por mim Poliana Mendes de Castro, 100 horas de atividades comuns em nível do Ensino Fundamental segunda fase (anos finais) e Ensino médio num total de 100 horas/aulas, sendo professora regente com mais de cinco anos de pratica efetiva de sala de aula tenho bônus de 200 horas/aula do estágio.                 

Serão abordadas, nesta, informações sobre o Colégio Zilo Ferreira Feitosa onde trabalha com a 2ª fase do Ensino Fundamental da rede regular e da EJA Educação de Jovens e Adultos. Essas informações sobre o Colégio foram obtidas não só por meio de 10h/aula de observações nas séries finais do Ensino Fundamental (6° a 9ª sano) e 10h/aula de observações no Ensino médio (EJA) e também por análise e comparação dos Projetos Políticos Pedagógicos com as suas realidades, por observações da estrutura física das Escolas, da maneira como os profissionais de educação lidam com os alunos, pela constatação da forma como os alunos enxergam às Escolas e reagem ao ato de estudar.

Um dos grandes desafios enfrentados pela escola é a necessidade de segundo CANDAU, “Reinventar a escola”, podendo assim ampliar os horizontes e formar cidadãos de bem comprometidos com o social e humano capazes de comandar suas próprias vidas.

DIAGNOSE DA ESCOLA CAMPO

  1. ESTRUTURA DA ESCOLA

O Colégio Estadual Zilo Ferreira Feitosa, está localizado na Rua Dom Pedro I, n° 3 – centro, no município de Nova Crixás e foi fundada no ano de 1981 durante o governo de Ari Valadão e do secretário de Estado e Educação Adjair de Lima e Silva, sendo construída pelo engenheiro Hélio Rodrigues Pinto. Passou a denominar Escola Zilo Ferreira Feitosa conforme Lei nº 9.102 de 03 de Dezembro de 1981. Recebeu este nome em homenagem ao Sr. Zilo Ferreira Feitosa que era pai do primeiro prefeito da cidade de Nova Crixás, o Sr. Jair de Carvalho Feitosa.  A partir de 1987 foi autorizado o funcionamento do Curso Técnico em Magistério, passando a denominar Colégio Estadual Zilo Ferreira Feitosa. Sendo o Curso Técnico em Magistério extinto no ano de 1990. De acordo com a portaria nº 1.206/2002 implanta no colégio a Educação de Jovens e adultos relativo ao 2º segmento do ensino fundamental. E a partir de 2003, portaria nº 20.287/2003 resolve autorizar o Ensino Médio. Sendo sua lei de criação portaria n° 10.329 de 30 de dezembro de 1987.

A escola possui 8 (oito) salas de aula, uma biblioteca que é utilizada com pouquíssima frequência pelos alunos, sala de recursos audiovisuais e informática que é constantemente usada para aulas que necessitem de recursos áudio visuais e também utilizado para pesquisas feitas pelos alunos e também aula de informática, possui também 1(uma) sala para coordenação pedagógica, 1 (uma) para professores, sala da direção e secretaria, o estado de conservação da escola pode ser considerada regular a boa, necessitando de uma reforma, em especial nos quadros negros que apresentam rachaduras, mesmo com algumas dificuldades a escola está sempre bem limpa e organizada.  A escola também conta com quadra de esportes coberta para as aulas de educação física e demais eventos escolares. A escola funciona nos turnos matutino e vespertinos com o Ensino Fundamental anos finais e no período noturno EJA, ensino fundamental e ensino médio.

A escola conta com 20 turmas sendo elas:

  • Matutino: 6º A com um total de 19 alunos; 7º A com um total de 32 alunos; 7° B com um total de 27 alunos; 8º A com um total de 19 alunos; 8º B com um total de 25 alunos; e 9° A com um total de 31 alunos.
  • Vespertino: 6º B com um total de 17 alunos; 7º C com um total de 21 alunos; 7° D com um total de 23 alunos; 8º C com um total de 24 alunos; 8º D com um total de 21 alunos; e 9° B com um total de 29 alunos.
  • Noturno (EJA); 2º Semestre EF com um total de 13 alunos; 3º Semestre EF com um total de 11 alunos; 4º Semestre EF com um total de 19 alunos; 6º Semestre EF com um total de 8 alunos; 1º Semestre EM com um total de 13 alunos; 2º Semestre EM com um total de 24 alunos; 3º Semestre EM com um total de 12 alunos; e 4º Semestre EM com um total de 22 alunos.

Perfazendo nos três períodos de funcionamento um total de 410 alunos.

  1. SISTEMA EDUCACIONAL

O funcionamento da escola é regulado pelo CEE-GO, sendo o processo renovado anualmente. O Regimento Escolar é elaborado sempre observando as normas que regem a sistema educacional, sendo formulado em parceria do grupo gestor, funcionários, representantes de pais e alunos. Abordando as regras relacionadas a organização administrativa, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Outro objetivo do Regimento é o cumprimento das ações educativas estabelecidas no Projeto Político-Pedagógico da escola. O PDE é analisado e aprovado pelo SEDUC.

O PDE é de suma importância para a unidade escolar, pois, é um programa de apoio à gestão escolar que é baseado sempre num planejamento participativo destinado a auxiliar e unidade escola. É de grande importância para a compreensão dos investimentos financiados pelo Governo Federal, com objetivo de solucionar problemas como repetência, evasão e má qualidade do ensino do sistema educacional brasileiro.  

O PPP é elaborado, reformulado e aprovado anualmente pelo grupo gestor, coordenadores e representantes de cada segmento da Unidade escolar, define metas para o ano vigente, tais como: Eventos culturais, artísticos, reuniões bimestrais, festival de música, excursões e exposições. È um processo gerencial de planejamento estratégico que o colégio desenvolve para melhoria da qualidade do ensino, define o que é a escola, o que ela pretende fazer, aonde ela pretende chegar de que maneira e com quais recursos. O objetivo maior é de elevar o ensino aprendizagem ter um bom resultado no SAEGO, PROVA BRASIL, e aprovar um grande número de alunos ENEN, contemplando a visão estratégica da escola, seus valores, visão de futuro e objetivos. O projeto político pedagógico também está baseado no Regimento Escolar, documento deliberativo aprovado pelo C.E.E. (Conselho Estadual de Educação), contendo todas as funções exercidas pelo grupo gestor e legislação da Unidade Escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (213.3 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com