TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de historia II

Por:   •  19/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo busca basicamente abordar a real conseqüência que os estágios e praticas de ensino tem no aprendizado da docência, é valido ressaltar que a autora busca ainda defender a idéia de unir teoria e pratica.

Segundo a autora o currículo das Escolas Normais sempre foi bastante similar ao currículo das escolas primarias, onde o domínio da área de conhecimento era a principal condição para exercer a docência. A formação do professorado se dava por três instancias de formação: os cursos de pedagogia, as habilitações especificas do magistério e os CEFAMs, apenas no inicio deste século que se estabeleceu o ensino superior.

De acordo com a autora do artigo os primeiros docentes nomeados por volta de 1772 eram selecionados mais por suas qualidades pessoais do que profissionais onde seriam controlados pelo governo e apesar de tal honraria trabalhavam em condições precárias, devido a falta de reconhecimento havia um enorme desinteresse da população.

Com o advento do método mutuo que tinha por objetivo não a formação de professores, mas instruir o maior numero de pessoas a menor custo; é possível ressaltar que o método mutuo foi a primeira forma de preparação sem qualquer base teórica,apenas na pratica,devido a isso era um método ineficaz.Sendo assim nas escolas de ensino mutuo e na Escola Normal a aprendizagem da docência resumiu-se à observação de outros docentes.Por volta da década de 30 a pratica de ensino foi, de fato, retirada do currículo e substituída por um estagio de apenas 20 horas.

Com o curso superior de pedagogia há um gradativo fechamento das HEms e das CEFAMs ,este fato vem definir a formação de professores apenas no ensino superior.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CCE

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO II

PROFESSORA: MSC FRANCISCO VILA NOVA

ALUNA: ANNANDA COSTA NASCIMENTO

ANALISE TEXTUAL

TERESINA,2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com