TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II

Por:   •  17/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.350 Palavras (18 Páginas)  •  3.581 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 2]

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA

ALEXANDRE SOBRINHO DE OLIVEIRA

Rio de Janeiro - RJ Maio de 2017


ALEXANDRE SOBRINHO DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II

Este trabalho é pré-requisito para aprovação na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em História II, do Curso de História (modalidade EAD), ministrada pela professora Marta de Carvalho Silveira, da Universidade Estácio de Sá.

Rio de Janeiro – RJ Maio de 2017


ÍNDICE DE FIGURAS

Figura 01. Frente da Escola Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna...21 Figura 02. Pátio sem cobertura        21

Figura 03. Pátio coberto        22

Figura 04. Refeitório / Cozinha        22

Figura 05. Banheiro        23

Figura 06. Quadra de esportes        23

Figura 07. Biblioteca / Sala de informática        24

Figura 08. Sala de aula        24

Figura 09. Equipamentos de sala de aula        25

 Figura 10. Professor Marcelo André de Souza        26


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.        5
  1. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA        7
  1. Aspecto físico, humano e material        7
  1. Projeto Político-pedagógico.        10
  1. A escola como um grupo social.        12
  1. Atividades docentes e discentes        15
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        19
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        20
  1. ANEXOS        21

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo primordial retratar a experiência vivenciada durante o período em que a disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em História II fora realizada. A disciplina é oferecida no curso de História pela Universidade Estácio de Sá, e tem por finalidade a inserção do aluno no ambiente escolar e a sua preparação para à prática docente.

Nesse contexto o estágio supervisionado é de suma importância no processo de graduação do aluno, pois, é o momento em que se tem a oportunidade de pôr em prática toda a teoria adquirida durante o curso, ou seja, é nesse momento que o futuro profissional tem a oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional na qual será inserido, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas especificas e do diálogo com profissionais mais experientes.

No estágio o futuro profissional terá a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre o ambiente no qual irá atuar como profissional, visando como sua participação será profícua para o processo de ensino e como conseguirá interferir na realidade na qual estará inserido. Através do contato com professores mais experientes, que já atuam no campo docente durante um período significativo o futuro professor testemunha como é posto em prática o processo de aprendizagem dentro da sala de aula, obtendo a oportunidade de atuar como agente transformador deste processo.

Apresentado como requisito para obtenção de aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado em História II - junto à Universidade Estácio de Sá, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de História, o presente relatório é resultado de uma observação minuciosa da vivência obtida no cotidiano da Escola Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna durante o período de cento e trinta e duas horas determinadas pelas diretrizes, onde fui supervisionado pelo professor de história da instituição de ensino Marcelo


André de Souza que atua na prática docente a oito anos, e soube com muita paciência e sabedoria me orientar durante todo o decorrer do estágio, que teve início no dia cinco de setembro de 2016, sendo efetuado no período noturno da unidade escolar com horário inicial às 18h e término às 22h, e carga horária de 4h diárias durante quatro dias semanais (de segunda à quinta-feira).

“Buscar entender, de maneira diferente do aprendido as atividades dos cotidianos escolares ou cotidianos comuns, exige que esteja disposta a ver além daquilo que outros já viram e muito mais: seja capaz de mergulhar inteiramente em uma determinada realidade, buscando as referências de sons, sendo capaz de engolir sentindo a variedade de gostos, caminhar tocando coisas e pessoas e me deixando tocar por elas, cheirando os odores que a realidade coloca a cada ponto do caminho diário.” (ALVES, 2008, p. 18-19)


2 - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

2.1 - Aspecto físico, humano e material

A Escola Municipal Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna é uma escola pública do munícipio do Rio de Janeiro fundada no dia 19 de agosto de 1969. Atualmente a escola é coordenada pela diretora Kátia Salles de Santiago e possui como diretora adjunta a senhora Regina Coeli F de O Cavalcante, a escola ainda conta com a ajuda da coordenadora pedagógica Rita de Cássia S F Bichara de Oliveira, uma equipe de vinte e três professores, uma secretária, três cozinheiras, dois porteiros e dois serventes.

A unidade escolar possui quinhentos e vinte e cinco alunos matriculados sendo distribuídos em vinte e três turmas que são divididas em três turnos, manhã, tarde e noite. O período da manhã as aulas iniciam às 7h30 e terminam às 12h, e tem por finalidade o modo de ensino regular atuando do 1º ao 5º ano. O período da tarde as aulas têm início às 13h e término às 17h30, e também tem o ensino regular por finalidade atuando do 1º ao 5º ano. O período noturno (período no qual se desenvolveu o meu estágio) as aulas iniciam às 18h e término às 22h, neste período a escola tem o seu sistema de ensino voltado para o Programa de Educação de Jovens e Adultos - PEJA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (940.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com