TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido Nobert Elias

Por:   •  14/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do sudoeste da Bahia - UESB

Disciplina: Sociologia

Semestre: 2012.2

Data: 22 / 02/ 2013

Prof. Ms. Viviane Nascimento Silva

Curso: História – I Semestre

Nome: Yasmin Paixão

Estudo dirigido

  1. Utilizando-se dos argumentos desenvolvidos por Norbert Elias, discuta sobre a consolidação da Sociologia enquanto disciplina científica.

De acordo Norbert Elias, a Sociologia, ciência que estuda a vida social, objetiva esclarecer com plenitude o seu espaço de pesquisa, desse modo o conhecimento sociológico serve como um excelente artificio para ajudar o homem a compreender situações cotidianas, além de auxilia- lo em suas relações sociais e pessoais.
Por volta do século XIX, a sociologia desenvolveu-se como disciplina, adotando os princípios básicos do conhecimento científico, porém utilizando suas particularidades e aperfeiçoando procedimentos de pesquisa extremamente refinados e muito mais eficazes.
Nesse contexto, a sociologia surgiu como uma exteriorização do pensamento moderno, trazendo uma evolução do conhecimento no campo social.
 

  1. Diante da leitura, elabore um comentário acerca da função primordial da Sociologia.
    Desde o principio, a sociologia tem como incumbência pesquisar e direcionar o caminho mais viável para os problemas sociais, buscando a interação entre o homem e a natureza.
    A sociologia procura explicar a sociedade com uma percepção diferente, articulando teorias, fornecendo auto esclarecimento e melhor auto compreensão da sociedade, através da analise dos fenômenos que se repetem do trato social, para assim esclarecer o seu universo de pesquisa.
    Através dessa disciplina, o homem tem a capacidade de ampliar a sua percepção quanto ao proceder da sociedade, contraindo uma fundação sólida de conhecimento.

  1. Discuta como a Sociologia se relaciona com as outras ciências e áreas do saber.

Da mesma forma que as outras ciências (a física, química, biologia), a sociologia deve basear-se em evidencias, observações experimentais, usando o método cientifico. Essa disciplina sempre esteve relacionada com as outras áreas do saber, porém com o passar do tempo, ela foi se modificando, como uma nova ciência, buscou seus próprios conceitos, mostrando- se como uma ciência independente, apesar de manter uma inter- relação com as outras áreas no subsídio dos estudos sociológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com