TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo E Alteridade

Trabalho Escolar: Etnocentrismo E Alteridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  1.654 Visualizações

Página 1 de 4

Esse é um roteiro de estudos que servirá para a prova, tanto para a segunda chamada, como para a recuperação! Sabendo que em todas as provas cairão os assuntos das 8 aulas!

Vamos lá!

1. O que vocês devem dominar é o conceito de Antropologia enquanto ciência social: Sabendo que o homem vive em grupos sociais organizados e que ele não é nada sem o meio social, se não ele não poderia ser o alvo de estudos da Antropologia. Entendendo também que a Antropologia estuda o homem em suas três vertentes: A biológica, a social e a humana. Lembrem-se do trinômio! Consultem o material!

A expressão “Antropologia” deriva de duas palavras gregas: anthropos, que significa “homem” e logos, que significa “estudo”. O objeto de estudo da ciência antropológica é o HOMEM em suas dimensões biológica e sociocultural. A antropologia é uma ciência que tem como objetivo o conhecimento do homem a partir do trinômio: Ciência Social, Ciência Humana e Ciência Natural (MARCONI; PRESOTTO, 2011, p. 1):

1) A Antropologia - enquanto ciência social - tem como proposta conhecer o homem enquanto indivíduo que interage em grupos sociais organizados.

2) A Antropologia - enquanto ciência humana - tem como objetivo conhecer o homem no todo: as crenças, costumes, história e linguagens.

3) A Antropologia - enquanto ciência natural - tem como intenção o estudo da evolução humana.

A Antropologia é o estudo do homem completo e tem como premissa a compreensão da existência humana em sua expressão global, isto é, BIOPSICOCULTURAL. Nessa dimensão analítica, o objetivo é entender o homem como ser biológico pensante, como produtor de culturas e como participante da sociedade.

2. A definição de cultura que aborda todos os costumes e hábitos de uma determinada sociedade, e que esses hábitos podem se adaptar ao meio de vida de cada população, moldando-se aos costumes religiosos, econômicos e etc.

Para a ciência antropológica na atualidade, a cultura pode ser definida como sendo os valores, ideias e percepções que são compartilhados por uma sociedade e geram comportamentos que refletem um determinado modo de ser e estar no mundo. A cultura é compartilhada pelos membros de um grupo, porém é importante compreender que nem tudo é uniforme, à medida que as pessoas podem apresentar diferentes versões, visões, representações e modos de experienciar a cultura, tanto em sua própria sociedade, quanto de uma sociedade para outra (HAVILLAND ET AL., 2011, p. 191-192).

3. Os conceitos de etnocentrismo e alteridade. Sabendo desses conceitos é muito fácil relacionar com O Evolucionismo Cultural=Etnocentrismo e Funcionalismo/Relativismo=Alteridade! Pois o Evolucionismo via as outras culturas a partir do conceito de que todas as culturas deviam passar por estágios de evolução e que muitas culturas eram ATRASADAS, desta forma viam as culturas que não eram brancas, europeias e ocidentais como selvagens. Cada cultura não pode ser compreendida em comparação a qualquer outra! Isso é Etnocentrismo!

O Etnocentrismo é quando o grupo do “Eu” julga o grupo do “Outro”, a partir de seus modelos e referências existenciais de sua própria cultura. Segundo Rocha (1994, p.7), é quando o grupo do “Eu” considera-se o centro de tudo e o “Outro” (o diferente) é pensado somente com base em seus próprios valores. Uma atitude etnocêntrica pode produzir, no plano intelectual, dificuldades em pensar a diferença, e, no plano afetivo, sentimentos de estranheza, medos, hostilidades e violências com o “Outro”.

4. Vamos abordar as escolas antropológicas. Primeiro a escola de Malinowski. Acredito que agora tenha ficado mais claro a questão do funcionalismo ao analisarmos as suas três definições: A visão sincrônica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com