TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de Revisão Professor Ranilton

Por:   •  3/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Erick Orly Silva de Sousa

Turno: Matutino

Turma: 301

Exercícios de Revisão

Professor Ranilton

1) Como as tensões crescentes na região da tríplice fronteira  brasileira – fronteira do Brasil com Paraguai, Uruguai e  Argentina – evoluiu para um grande conflito armado que  envolveu esses países?

R: As tensões aumentaram  quando Solano López ordenou o aprisionamento do navio brasileiro “ marquês de olinda”, no rio Paraguai, quando transportava o presidente da província de Mato Grosso. Em seguida, o ditador paraguaio rompeu relações com o Brasil, proibindo a navegação brasileira em águas paraguaias e invadiu a província do Mato Grosso. Assim em Maio de 1865, Brasil, Uruguai e Argentina assinaram o Tratado da Tríplice Aliança contra o Paraguai, dando início a maior e mais extensa guerra da América do Sul.

2) Destaque a participação do Corpo de Voluntários da Pátria na  Guerra do Paraguai e analise o tratamento dado a esses  combatentes no seu retorno ao Brasil.

R: O Corpo de Voluntários da Pátria, com cerca de 150 mil pessoas teve muita importância no resultado da guerra. O Império declarou que os escravos que se voluntariar seriam libertos, mas, os escravos, ao voltarem da guerra com orgulho de proteger a pátria e ser livre, acabavam vendo seus familiares continuando sendo escravos, o que gerou uma revolta, que foi muito importante para o início abolicionista.  

3) Aponte os eventos que foram determinantes para a vitória dos aliados no conflito, destacando se houve participação da  Inglaterra na guerra.  

R: O Paraguai se industrializava bastante gerando concorrência para Inglaterra. A Inglaterra então se aproveitou da situação financiando a guerra para a Tríplice Aliança. Os aliados  derrotaram milhares de paraguaios, na batalha dos Riachuelos, em 1865, essa batalha foi fundamental no resultado da guerra. Em 1866 os aliados entraram no Paraguai e, em seguida, ocorreu o maior combate da guerra comandado pelo marechal Deodoro da Fonseca, morrendo cerca de 13 mil paraguaios. Dois anos depois com os aliados presos e sem avanços na guerra, Duque de Caxias foi convocado para comandar as tropas, partindo a uma série de batalhas que praticamente aniquilou as forças paraguaias. Em Janeiro de 1869 os aliados conquistaram a capital Asunción e, em 1870, Solano Lopes foi morto por um emboscada brasileira dando  fim à guerra do Paraguai.

4) Questão do Enem:

ENEM 2014 – QUETÃO 32 [pic 1]

De volta do Paraguai Cheio de  

glória, coberto de louros, depois  

de ter derramado seu sangue em  

defesa da pátria e libertado um  

povo da escravidão, o voluntário  

volta ao seu país natal para ver  

sua mãe amarrada a um tronco  

horrível de realidade!…

AGOSTINI. A vida fluminense, ano 3, n.  

128, 11 jun. 1870. In: LEMOS, R. (Org.).  

Uma história do Brasil através da  

caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro:  

Letras & Expressões, 2001 (adaptado).

Na charge, identifica-se uma  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com